» » Automóveis que sintonizam FM estendido já são realidade no Brasil


Embora a canalização do FM estendido (76 a 88 MHz) ainda não tenha se concretizado no Brasil, apesar das promessas de que seria concluída ainda em 2018, a indústria automotiva avança na oferta de modelos com rádios com o “dial estendido”.
É o caso das montadoras Ford e Hyundai que estão comercializando modelos que garantem a recepção na faixa estendida.
O modelo da Hyundai HB20 conta com a faixa estendida desde 2015. O Creta, lançado em 2017, também chegou ao mercado já com o dial estendido.  Entre os modelos importados da marca que estão disponíveis no mercado brasileiro, contam com a faixa estendida o Hyundai ix35, o Hyundai New Tucson e a camioneta Hyundai HR.
Na Ford, os novos modelos EcoSport e da Linha Ka já operam na faixa estendida de FM. A tendência é que os futuros lançamentos da marca também ofereçam esta capacidade de transmissão.
Outros players
A presença da faixa estendida também avança em outros players. A partir de 1º de janeiro de 2019, todos os aparelhos de rádio produzidos no Brasil deverão sair de fábrica com a faixa de FM entre 76MHz e 108MHz, seguindo o que determina a Portaria Interministerial nº 68 de 21 de setembro de 2017, assinada pelos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).
Outro exemplo é a Pioneer, líder mundial no segmento de som automotivo, que anunciou o lançamento do DEH-X500BR. O novo som da Pioneer possui outros recursos já presentes nos equipamentos da marca, como a conexão via Bluetooth, e já vem com a faixa estendida do FM (76 MHz a 108 MHz). Além disso, o rádio também conta com a tecnologia RDS 7, sistema que oferece informações de texto juntamente com a recepção de FM.
FONTE: AERP

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta