» » Como aquecer aquecer e desaquecer a voz


Aquecendo a voz

O aquecimento prepara os músculos vocais para um melhor desempenho e contribui para a prevenção de lesões. Exercícios para aquecer a voz podem ser praticados por todas as pessoas que precisam da voz para trabalhar. Além disso, essa técnica faz toda a diferença para quem faz exercícios visando aumentar a sua extensão vocal.
Antes de começar, alinhe a sua postural corporal. Se estiver levantado, mantenha os pés bem apoiados no chão, os ombros abertos e para trás e mantenha a cabeça erguida. Se estiver sentado, a única coisa que muda em relação ao anterior, são costas na cadeira de forma alinhada.
Preparado, repita 3 vezes cada exercício abaixo:
  • Inspire e solte o ar lentamente, como uma baforada ou um “A” sussurrado, até o ar acabar. Retraia o abdômen devagar e relaxe a garganta;
  • Inspire e produza uma vibração com a língua, em “Trrrrr“, soltando o ar e sentindo a vibração da língua no céu da boca, sempre retraindo o abdômen devagar e controlando o ar;
  • Inspire e faça uma vibração com os lábios, em “Brrrr“, até o ar acabar, trabalhando abdômen também;
  • Inspire e emita o som “DZ“, com a ponta da língua encostada nos dentes da frente na parte superior. Faça até o ar acabar e não esqueça de trabalhar o abdômen.

Desaquecendo a voz

Depois de usar a voz, você deve fazer alguns exercícios que ajudam a relaxar o corpo e trazem a voz para o estado normal. Existem vários, mas listamos alguns exercícios fáceis e eficazes:
  • Vibre os lábios emitindo o som “Brrrr…”;
  • Boceje umas 10 vezes para relaxar a musculatura e as articulações;
  • Beba água em temperatura ambiente, pois o movimento de engolir relaxa a laringe;
  • Mantenha a voz em repouso por uns 20 minutos, evitando falar; ( Para o Radialista vai ser difícil ficar 20 minutos sem falar, mas tente! rsrsrsrsrs)
Tanto o aquecimento quando o desaquecimento são importantes para quem trabalha a voz diariamente.
FONTE: SUPER PROF

Postado por ADM

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta