» » Você sabe por que a água faz bem para a voz?



Por Maria Laura Wey Märtz e Susana P. P. Giannini

Todos sabemos que a água é essencial à vida e que o corpo humano tem sua massa composta em média por 60% de água. Além disso, é por meio da água que variadas funções vitais são permanentemente mantidas.

Muitos estudos, na Fonoaudiologia referem à importância da hidratação dentre os cuidados para uma boa voz. No entanto, a hidratação das pregas vocais (popularmente conhecidas como cordas vocais) não é imediata após a ingestão de água. As pregas vocais ficam na laringe, que faz parte do sistema respiratório, ou seja, por lá, só passa ar! A entrada de líquidos ou sólidos na laringe provocaria acessos de tosse para a proteção das vias aéreas, e evitaria assim uma pneumonia por aspiração de elementos estranhos ao trato respiratório.

A água que bebemos demora por volta de uma hora para chegar aos tecidos do corpo, dentre eles a mucosa e os músculos da laringe, por meio do processo de absorção sistêmica. Desta forma a hidratação ao longo do dia é recomendada para que as estruturas responsáveis pela produção da voz estejam sempre bem lubrificadas, garantindo boas condições de mobilidade das pregas vocais. 

Dica: beba em média 8 copos de água bem distribuídos ao longo do dia, dando pequenos goles durante as atividades do cotidiano, principalmente nos intervalos de exercícios físicos ou quando está utilizando a voz.

FONTE: Laborvox | Fonoaudiologia - PUC/SP

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta