» » RadioGPT: conheça a 1ª plataforma de rádio do mundo alimentada por IA




A empresa norte-americana Futuri acaba de lançar a RadioGPT, a primeira plataforma de rádio do mundo alimentada por IA (inteligência artificial). O recurso usa a mesma tecnologia do ChatGPT, o GPT-3.5.

Para funcionar, o mecanismo escaneia fontes de notícias online e identifica quais são os tópicos e tendências do momento. A partir dessas informações, o sistema de IA cria o script e lê os textos com vozes artificiais.

A tecnologia também é capaz de automatizar outros processos, como a criação de sites, posts em mídias sociais, vídeos curtos e conversão de conteúdos para podcasts.

Segundo o CEO da Futuri, Daniel Anstandig, a empresa criou o recurso para “salvar o rádio”. Com o programa, as empresas podem cortar custos ao determinar que a IA faça parte ou todo o conteúdo veiculado na emissora.

“Nossa pesquisa mostra que sete em cada 10 transmissões em todo o mundo já são tripuladas com produção genérica ou rastreamento de voz”, disse ao site Axios. “O que pretendemos fazer é aumentar a capacidade de uma estação de preencher sua programação com mais conteúdo ao vivo e local”.

A empresa lançou um site de demonstração dos recursos do RadioGPT. É possível ouvir os sistemas de IA trabalhando neste link. Empresas de mídia também podem solicitar uma demonstração para sua região na página da companhia.

O RadioGPT deve ir ao ar nas estações de rádio na metade de abril. A emissora Alpha Media, de Portland, que opera mais de 200 estações nos EUA, e a Rogers Sports & Media, que possui 55 canais no Canadá, estão entre as compradoras.

A expectativa, segundo Anstandig, é implementar a IA em “várias centenas” de estações de rádio até o final do ano.

FONTE: GIZ_BR | JULIA POSSA

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta