» » “O jornalismo pode crescer, não apenas sobreviver”, diz Caplan na abertura do programa Acelerando Negócios Digitais



Com o tema “O Negócio das Mídias Digitais: Presente e Futuro”, o diretor de ensino e aprendizagem na Newmark Graduate School of Journalism da CUNY, de Nova York (EUA), Jeremy Caplan, deu início ao ciclo de encontros do programa Acelerando Negócios Digitais, nesta terça-feira (14).

Na sessão que reuniu mais de 500 pessoas, Caplan apresentou motivos para ser otimista em relação ao futuro do jornalismo e aos desafios que o setor pode vir a enfrentar. “Há muita coisa que merece nosso otimismo. O jornalismo pode crescer, não apenas sobreviver”, afirmou o diretor, que mencionou, entre vários pontos, a participação atual da sociedade na construção da notícia e novas estruturas.

Caplan lembrou que as empresas jornalísticas enfrentam situações como a concorrência pela atenção do público, a diminuição do interesse em notícias – fato observado em todo o mundo –, e que muitos evitam se informar. Segundo dados apresentados, 28% dos europeus leem notícias todos os dias, enquanto 20% nunca leem.

Líder do Programa de Criadores de Jornalismo Empreendedor da CUNY, Caplan ainda ressaltou que o jornalismo precisa desenvolver habilidades diferentes, como produtos, engajamento, vendas, iniciativa e valorização de competências importantes para o mercado.

O programa

A primeira fase do programa Acelerando Negócios Digitais, de treinamento de profissionais da imprensa e jornalistas independentes terá duração de dez semanas. A segunda fase será de mentoria dos selecionados, com investimento de até US$ 15 mil para o desenvolvimento de projetos.

O Acelerando Negócios Digitais é uma parceria da ABERT com o ICFJ (International Center for Journalists) e a Meta – empresa responsável pelo Facebook e Instagram.

Próximo encontro

O próximo encontro, sobre “Novas Plataformas e Formatos de Múdias”, acontecerá na terça-feira (21), com Jon Lawrence, supervisor de produção executiva para a AJ+ e líder da redação da plataforma digital da AL Jazeera, focada em millenials.

Lawrence foi editor adjunto da NowThis e chefe do Digital no Channel 4 News. Atualmente, supervisiona a produção diária de notícias e conteúdo em formatos mais longos.

FONTE: ABERT

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta