» » Programa A Voz do Brasil completou 87 anos como o mais antigo veiculado no rádio



O programa A Voz do Brasil completou 87 anos sendo veiculado no rádio brasileiro. O mais longevo programa de rádio do Hemisfério Sul e o segundo do mundo entrou no ar pela primeira vez em 22 de julho de 1935 como Programa Nacional. De lá, para cá, brasileiros de todos os cantos do País se informam diariamente com as notícias anunciadas pela característica abertura: “Em Brasília, 19 horas”.

A Voz do Brasil é um programa estatal que divulga políticas públicas, decisões políticas, prestação de contas e dados públicos relacionados à sociedade e seu dia a dia. A atração tem veiculação obrigatória em todas as emissoras de radiodifusão brasileiras, entre 19h e 22h do horário de Brasília. Com o objetivo de levar informação sobre as ações dos três poderes aos cidadãos dos mais distantes pontos do País, "A Voz do Brasil" é composta por uma hora diária de programação oficial. O programa é exibido de segunda a sexta-feira (com exceção dos feriados).

Um total de 25 minutos do programa são dedicados ao poder Executivo e produzidos pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Os outros 35 estão sob a responsabilidade dos poderes Legislativo e Judiciário, mas, apesar da produção própria das Casas, são transmitidos pela EBC. São cinco minutos para o Judiciário, dez para o Senado e vinte para a Câmara. Uma vez por semana também são transmitidas notícias sobre as ações do Tribunal de Contas da União (TCU), em um minuto.

História

Criado para divulgação dos atos do Estado Novo, na Era Vargas, o Programa Nacional deu lugar à Hora do Brasil, três anos após o seu nascimento, em 1938. No mesmo ano, passou a ter veiculação obrigatória nas rádios do País, com o horário fixo das 19h às 20h. À época, a divulgação se restringia aos atos do Poder Executivo.

Em 1962, com a entrada em vigor do Código Brasileiro de Telecomunicações, o noticiário passou a dividir o tempo de veiculação com o Poder Legislativo, que passou a ocupar a segunda meia hora. Ao longo dos anos, o programa passou por várias reformulações. Inicialmente, foi marcado por um produto com espaço para a arte, execução de músicas, transmissão de radionovelas e até mesmo recados presidenciais.

Em 1975, a Empresa Brasileira de Radiodifusão (Radiobrás) foi criada e passou a ser responsável pela produção da parte do Executivo do programa. Em 1998, o marco foi a inclusão oficial de uma voz feminina na locução.

Desde 2017, por sua vez, com a evolução dos meios de comunicação, "A Voz do Brasil" pode ser acompanhada, ao vivo, também pela internet. O material radiofônico está disponível, gratuitamente, no site da Rede Nacional de Rádio, para emissoras de todo o Brasil e países vizinhos. A partir de 2018, com a Lei 13.644, a retransmissão do programa foi flexibilizada possibilitando que as rádios possam transmiti-lo entre às 19h e 22h de Brasília.

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta