» » "Não sabia que tinham usado minha voz", diz primeira locutora do Google Tradutor no Brasil




Em entrevista ao Jornal da Cidade na Rádio Metropole, nesta terça-feira (14), a locutora Regina Bittar disse que não sabia que era a voz do Google Tradudor até se escutar ao usar a ferramenta. Regina foi a primeira voz da ferramenta e atualmente é a voz da Siri, assistente inteligente dos aparelhos Apple.

"Seria maravilhoso [a proposta de trabalho] se eu soubesse onde a voz seria usada. Eu já era locutora comercial, fazia parte do Grupo da Voz, que é um grupo de locutores. Fizeram um casting bem diferente porque tinha fonoaudiólogo, estranhei, avisaram que era para um sistema de TTS. Ninguém sabia o que que era TTS naquela época, significa Texting to Speech. Eu já tinha uma noção porque gravei para uma instituição de cegos e o que existia era uma voz sintetizada, uma coisa bem horrorosa. Resumindo, pensei que o uso seria para acessibilidade. Disseram que era um softwere e que poderia ser comercializado. Um dia, em 2012, eu estava gravando um texto em português e resolvi pesquisar uma palavra para tirar a dúvida da pronuncia. Digitei a palavra [correspondente em inglês] ouvi minha voz e 'pera aí, sou eu!'. A primeira coisa que digitei depois foi: 'meu nome é Regina Bittar'", conta Regina.

Animada com a descoberta, Regina a compartilhou entre os amigos, para sua surpresa todos já sabiam. "'Pô Regina você não tá sabendo?! Tá viralizando um monte de vídeo, o cara que pediu a pizza, a menina que brigou com a mãe, todos usando a voz voz do Google'. Inclusive, acho que foi o início dessa história de 'viralizar' vídeos", diz.

Confira a entrevista completa:

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta