» » 4 filmes que retratam a rotina de emissoras de rádio


Quem trabalha com rádio deve estar constantemente em busca de novos conhecimentos e uma das melhores maneiras de consegui-los é através da troca de experiências com outros trabalhadores e com outras emissoras. Por isso, ver filmes que retratam o dia-a-dia das estações de rádio é muito bom para ter novas ideias e se inspirar com grandes profissionais. Fizemos uma lista com 4 filmes sobre o tema:

A Estação de Rádio

“A Estação de Rádio” é um documentário sobre a Radio France, a maior da França. A emissora tem uma estrutura impressionante e seu prédio chama a atenção de todos que passam pelo local. O filme mostra a rotina intensa de todos os trabalhadores, com muitas cenas filmadas dentro dos estúdios, que funcionam 24 horas por dia e 7 dias por semana. Além das entrevistas com os produtores, jornalistas e convidados, o documentário também mostra várias coberturas sendo feitas ao vivo.

Os Piratas do Rock

Este filme é uma comédia com um ótimo estilo de humor e um enredo melhor ainda, e tudo gira em torno do rádio. “Os piratas do Rock” é baseado em uma história real, de quando o rock estava vivendo seu auge no Reino Unido na década de 60, mas o movimento não tinha reconhecimento nas rádios do país. Por isso, grupos de entusiastas se reuniram e criaram várias rádios pirata, com todas as transmissões sendo feitas a partir de barcos que ficavam no Mar do Norte. O sucesso foi enorme e o número de ouvintes batia a marca de 25 milhões por dia, nas transmissões que eram feitas durante as 24 horas. Por isso, no filme você verá uma forma completamente diferente de fazer rádio.

Rebelde da Rádio

O filme “Rebelde da Rádio”, disponível na Netflix, mostra uma maneira mais atual de lidar com as transmissões, contando a história de uma adolescente que se mostra tímida e fechada, mas que, secretamente, na privacidade de seu quarto grava programas que são transmitidos por uma grande emissora. Enquanto vemos a personagem tentando manter seu segredo, acompanhamos sua rotina de gravações.

A maldita

“A maldita” é um documentário inspirado no livro “A onda maldita”, que conta a história da Rádio Fluminense FM, emissora fundamental para a propagação do rock nacional na década de 80 e que funcionou apenas 8 anos, tempo suficiente para entrar no imaginário nacional. O aspecto técnico da emissora era precário e ela nunca atingiu nenhum lucro, pois o foco era totalmente no conteúdo de qualidade. Além de tocar músicas, a Fluminense FM conseguiu influenciar todos os ouvintes em uma formação cultural muito mais ampla, o motivo pelo qual ficou marcada e é homenageada no livro e no filme. Outro ponto histórico é que a rádio só tinha locutoras mulheres, algo quase impensável na época.

FONTE: BRUNO FARIA | TELETRONIX

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta