» » Dicas para potencializar a locução comercial



Flexibilidade da voz é uma das principais características apontadas por especialista neste tipo de locução

Por Fernanda Nardo

Você já ouviu aquele comercial de rádio que mais parecia uma notícia informativa? Para transmitir emoção, reforçar a marca e mexer com a imaginação do ouvinte, é fundamental que o locutor explore as variações interpretativas e emolduramentos sonoros a cada conteúdo apresentado, de forma correta, para a eficiência da comunicação. Na locução publicitária, por exemplo, ter uma voz flexível é uma característica essencial, como explica a fonoaudióloga e consultora de voz profissional, Daniela Almeida.

“Ter flexibilidade da voz, de entonação, frequência e dinâmica de ritmo, favorece para que se tenha uma expressividade em diferentes anúncios. Eu elencaria a flexibilidade da voz como a principal característica da locução comercial”.

É essencial que o locutor tenha em mente que a locução publicitária tem o objetivo de reforçar a história da marca, seu posicionamento e público. “Por isso a flexibilidade da voz é tão importante, além de uma velocidade de fala mais pausada e com uma intenção. Este tipo de locução exige a questão da imaginação, do conceito da marca e, por isso, uma interpretação e uma flexibilidade de voz e de fala muito maior”, afirma.

Ou seja, sabendo ajustar a voz e todas as possibilidades de interpretação, é possível criar uma identidade, tanto do estilo do profissional quanto da marca em que ele irá inserir a voz. Reconhecer a própria voz também é fundamental para reforçar a identidade própria do locutor. “Seria uma voz jovem, grave, mais formal? Com esse reconhecimento vocal ele consegue aproximar a marca. Se o profissional não reconhece qual voz ele tem fica difícil criar uma identidade”.

Outro ponto importante é a qualidade do texto. Para a especialista, quanto mais engessado for o texto, menos naturalidade de locução. “Um texto ele precisa ser escrito pensando na fala, na espontaneidade, ele precisa facilitar a naturalidade da locução”.

Dicas práticas para aprimorar a locução

· Desenvolvimento constante, seja com curso de locução ou expressividade na área artística;

· Ler diferentes anúncios, quanto maior o ensaio de diferentes textos, maior flexibilidade da voz;

· Exercício de trava-línguas para melhorar a clareza da articulação;

· Criar um estilo próprio de locução de acordo com a sua personalidade;

· Procurar um trabalho fonoaudiológico para ter condicionamento vocal e melhorar a respiração.

FONTE: AERP - Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta