» » » » Em Itajaí (SC) oficina de arte gera conteúdo gravado por autistas para rádio web



Foi a partir do planejamento das aulas da oficina de percussão e educação musical para crianças e adolescentes com o transtorno do espectro autista (TEA), do programa Arte nos Bairros, que nasceu a ideia de desenvolver uma rádio web da Associação de Pais e Amigos do Autista de Itajaí (AMA). O projeto, idealizado e coordenado pelo músico e professor Dr. Rodrigo Gudin Paiva, vem sendo lapidado em caráter experimental desde abril e nesta sexta-feira (18), Dia do Orgulho Autista, será lançada a rádio web - https://zeno.fm/radioamaitajai/.

A iniciativa foi pensada como alternativa para nortear as atividades de música, motivar os alunos a participarem de um projeto colaborativo e diminuir a resistência ao ensino remoto e às atividades não presenciais que acontecem por conta da pandemia.

“Unimos tecnologias do nosso tempo às tecnologias da época dos nossos pais e avós. Com esta proposta, desconstruímos as fronteiras com relação a horários, espaço físico, faixa etária e áreas de conhecimento. As atividades on-line são síncronas e assíncronas, ou seja, temos encontros com dia e horário marcado na plataforma on-line e tarefas de casa que eles gravam, na maioria das vezes pelo próprio celular, e nos enviam para produção, edição e finalização”, explica o professor Dr., Rodrigo Gudin Paiva.

A rádio web, que já está no ar com transmissão pela internet, prevê programas gravados e transmissões ao vivo, envolvendo principalmente os alunos das oficinas gratuitas do Arte nos Bairros, da Fundação Cultural e Prefeitura de Itajaí, ministradas na AMA, com os professores de música Rodrigo Gudin Paiva, Chico Preto e Evandro Hasse. Os grupos produziram conteúdos durante o período experimental do projeto e seguem desenvolvendo materiais sobre música e outros assuntos, que estão disponíveis na rádio para toda a comunidade.

O lançamento integra a programação da AMA Itajaí em comemoração ao aniversário de 161 anos do município e de celebração do Dia do Orgulho Autista (18), chamando a atenção da sociedade para as habilidades e diferenças das pessoas com o transtorno do espectro autista (TEA). A partir desta sexta-feira até o final deste mês, a entidade lançará projetos com o objetivo de dar visibilidade ao trabalho que realiza e valorizar a neurodiversidade.

Sobre o Arte nos Bairros

Reativado em 2017 pela Fundação Cultural de Itajaí, o programa Arte nos Bairros tem como proposta levar arte, cultura e entretenimento de qualidade às comunidades do município. Em torno de 7,5 mil pessoas já participaram da iniciativa. Neste ano, o projeto iniciou em maio com atividades de forma híbrida: oficinas presenciais e remotas. São mais de 40 polos espalhados pela cidade, 35 cursos disponíveis e 70 professores contratados pelo Município de Itajaí para o programa.

____________________
Informações adicionais:
(47) 9. 9262-6841 – Rodrigo Gudin Paiva, professor do Arte nos Bairros e idealizador da iniciativa.

FONTE: PREFEITURA ITAJAÍ

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta