» » AMIRT debate conteúdo criativo para rádio

Em mais uma edição do ciclo de debates virtuais, a Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) colocou em pauta, na quarta-feira (9), as estratégias para atrair ouvintes e elaborar conteúdo criativo para a audiência. As debatedoras foram a jornalista e analista de mídias sociais Daisy Silva e a jornalista e diretora do Grupo Maringá de Comunicação, Jany Lima.

Para Jany, a presença das emissoras nas redes é essencial. Elas podem ser aliadas da programação no dial, mas para isso é preciso produzir conteúdo específico e direcionado ao negócio. "É importante para ampliar o número de seguidores, reforçar a marca, expandir o alcance", explicou. Para surtir o efeito desejado, explica, é fundamental pensar estrategicamente: definir em que plataformas divulgar conteúdo e a linha editorial adequada ao público.

Segundo a diretora, os comunicadores devem entender, consumir a linguagem das redes e usar as ferramentas para reforçar o relacionamento com a audiência. O segredo é investir em treinamento de equipe, equipamentos e planejamento das ações. "Na transmissão ao vivo, ou você ouve na hora ou perde. Com a internet, o conteúdo fica registrado, graças a ferramentas baratas e acessíves", destaca.

Para gerar uma interação mais assertiva, Daisy acredita que é preciso entender os interesses do público e o funcionamento de cada rede social. Segundo a jornalista, o rádio está muito conectado a outras mídias e pode contar com diversas ferramentas, como, por exemplo, anunciar programas nos stories de aplicativos e criar enquetes sobre a programação. "Hoje, a maioria das emissoras transmite em tempo real o que acontece nos estúdios, em plataformas como YouTube, e os comunicadores recebem instantaneamente mensagens enviadas por ouvintes", exemplifica.

Daisy compartilhou ainda sugestões para rechear a pauta de postagens digitais. Além de mapear os assuntos em evidência na sociedade, ela sugere manter o olhar atento para outras áreas, como entretenimento. "Podemos aproveitar datas comemorativas e até um meme pode gerar engajamento", aconselha.


FONTE: ABERT

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta