» » Uma rádio fantasma transmitiu o mesmo sinal por oito anos e ninguém percebeu



Essa poderia ser uma notícia que você normalmente veria em um programa de TV pós-apocalíptico de zumbis. Só que, em vez de uma mensagem de rádio misteriosa atraindo Rick e sua gangue para um grupo de canibais, como aconteceu na série The Walking Dead, trata-se de um aviso de fechamento de estrada da segunda posse presidencial de Barack Obama, em 2013.

De acordo com o The Drive, uma estação de rádio AM em Washington, D.C. transmitia a mesma mensagem nos últimos oito anos e, aparentemente, ninguém percebeu.

A mensagem na frequência 1650 AM foi apontada recentemente por Matt Blaze, pesquisador de segurança integrante do corpo de ciência da computação e direito na Universidade de Georgetown, que, brincando, postou: “Eu imagino que essa seria a última coisa que nos restaria depois da Terceira Guerra Mundial”.

Segundo Blaze, o sinal era muito fraco e possivelmente era transmitido de dentro de uma garagem ou de uma antena quebrada. A estática ruim dificultou o entendimento da mensagem, mas ele conseguiu distinguir uma voz dizendo às pessoas para “evitarem a ponte da 14th Street”. A teoria mais provável é que alguém se esqueceu de desligar o interruptor do local de transmissão. Pelo menos foi isso o que Bill Curry, chefe de segurança de comunicações do Gerenciamento de Emergências de Segurança Interna em Washington, D.C., disse ao The Drive.

Curry também teorizou que o sinal poderia ter sido transmitido em várias estações temporárias, mas todas elas deveriam ter sido desativadas há muito tempo. Mesmo assim, o sinal poderia continuar sendo enviado se o equipamento do transmissor fosse colocado em um trailer movido a energia solar – um tipo de energia comumente usado nessa categoria de veículo, principalmente se o trailer precisar ir até algum lugar sem precisar de uma fonte fixa de energia.

O sinal foi detectado por Curry e sua equipe pouco tempo antes de ser completamente desativado em 3 de março. Contudo, o pesquisador da Universidade de Georgetown salvou a gravação na íntegra – você pode ouvi-la clicando neste link.

Ninguém, exceto o Gerenciamento de Emergências de Segurança Interna, sabe exatamente onde o sinal era transmitido todos esses anos. Blaze especulou que poderia estar em algum lugar no extremo nordeste de D.C., mas é provável que nunca saberemos por motivos de segurança.

FONTE: GIZMODO BRASIL - UOL

Postado por ADM

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta