» » 2020 teve quase dois novos podcasts por minuto



Um levantamento da Podnews apontou um forte ritmo de novos podcasts em 2020. Segundo o relatório, foram mais de 885 mil novas produções, o que dá uma média próxima de dois novos podcasts por minuto. E o rádio teve uma participação fundamental nesse avanço, contando com os dois maiores grupos de estações nos Estados Unidos entre os maiores produtores nesse formato de áudio. Também é destaque o desempenho da língua portuguesa, que obteve um avanço de 7.8 vezes em novas produções entre os anos de 2019 e 2020.

Os dados foram levantados e organizados pela Chartable, que analisa o formato de podcast em todo o planeta. Segundo a pesquisa, 2020 contou com cerca de 885.262 novos podcasts em todo o planeta, contra 318.517 em 2019 e 217.974 em 2018. Para se ter uma dimensão ainda maior sobre esse avanço, o número de novos podcasts em 2015 era de 51.144, segundo a Chartable.

E os dados mostram um desempenho positivo em vários níveis para o podcasting: a receita de publicidade aumentou 15% mesmo sendo um ano de crise por causa da pandemia do novo coronavírus. E mais: 17.000 novos podcasts foram lançados a cada semana. 160 anunciantes compraram anúncios pela primeira vez a cada semana e também foi observado um aumento de mais de 180% nos downloads mensais.

Segundo uma publicação do portal francês La Lettre Pro de Lá Radio, de acordo com dados da Magellan, mais de 160 novas marcas entraram no mercado de podcast pela primeira vez a cada semana em 2020, e essa tendência foi acelerada ao longo do ano. Segundo a reportagem, em média, o número de programas em que um anunciante apareceu aumentou de 3,6 em janeiro para 6,2 em novembro.

E o rádio tem uma participação fundamental na produção e propriedade de podcasts. Nos Estados Unidos, os dois maiores grupos de rádios em AM e FM estão no top 3 nesse quesito. Entercom e iHeartMedia aparecem logo na sequência da Amazon e a frente do Spotify. A NPR, que também atua no setor de radiodifusão norte-americano, aparece logo na sequência, bem à frente de outros produtores importantes (veja abaixo).

Marcas proprietárias de podcasts nos EUA. Entercom, iHeartMedia e NPR tem atuação no FM/AM. SiriusXM conta com estações/canais de rádio e/ou áudio via-satélite


O levantamento da Chartable também destaca que o avanço na produção de podcasts está longe de ser limitada à língua inglesa. Quase metade dos mais de 900 mil novos podcasts em 2020 estavam em outros idiomas: o português aparece com o terceiro maior avanço de novas produções na comparação 2019-2020, através apenas do idioma hindi e do chinês. O levantamento destaca também que todos esses novos programas ofereciam conteúdos com temas diversos: a primeira categoria de novos podcasts criados em 2020 foi educação, seguida por sociedade e cultura, artes e negócios.


Avanço de novas produções por idiomas, na comparação entre 2019 e 2020


Com informações do portal La Lettre Pro de Lá Radio / Com dados da Chartable

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta