» » Rádio Senado completa 24 anos


A Rádio Senado completa 24 anos nesta sexta-feira (29) com a missão de dar publicidade de forma imparcial e transparente às ações do Senado Federal e do Congresso Nacional. Hoje, são 14 emissoras em funcionamento nas capitais brasileiras e mais de 3000 rádios conveniadas que reproduzem os conteúdos jornalísticos e culturais produzidos diretamente de Brasília.

A Emissora Foi Inaugurada Oficialmente No Dia 29 De Janeiro De 1997 Pelo Então Presidente Do Senado, José Sarney.

“Nós já estamos no ar, a Rádio do Senado, aqui em FM, nesta área do Planalto Central. Mas também devo dar uma notícia boa a todos os senadores e a todos que estão presentes: nós já estamos no satélite, e atingindo a todo território brasileiro. Todos que quiserem acessar a Rádio do Senado, a partir deste momento, poderão fazê-lo em qualquer recanto do país.”

Essa fala do então presidente do Senado, José Sarney, deu o pontapé para a Rede Senado de Rádio que hoje, 24 anos depois, conta com emissoras em 14 capitais e mais de 3000 rádios e webrádios conveniadas por todo o país, que reproduzem o conteúdo produzido diretamente de Brasília. A Rádio Senado transmite na íntegra os discursos e votações no plenário e também nas diversas comissões temáticas da Casa. O ouvinte pode acompanhar ainda as reuniões do Congresso Nacional e das comissões mistas de deputados e senadores. A ideia de transmitir ao vivo as atividades do Senado foi o embrião que deu origem à Rádio Senado. Em 1996, um ano antes do nascimento da emissora, uma comissão foi criada para discutir o melhor formato para as transmissões ao vivo. Eram cerca de 40 profissionais, entre jornalistas, técnicos e estagiários, de diferentes setores do Senado, que se reuniram para tentar dar uma cara ao que viria a ser a Rádio Senado. E a inspiração veio da Rádio Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro, como lembrou o primeiro diretor da emissora, Silvio Hauagen:

“No aspecto jornalístico, ficava uma dúvida no ar: como seria a cara da emissora? Havia uma convicção de que o parâmetro a ser seguido deveria não imitar, mas se inspirar naquele que foi adotado pela Rádio JB, do Rio de Janeiro, em seus áureos tempos.”

Muita coisa mudou nesses 24 anos. Hoje a rádio oferece aos ouvintes e emissoras conveniadas uma variedade de programas jornalísticos produzida por uma equipe de repórteres, redatores, produtores, locutores e técnicos que traduzem diariamente tudo o que acontece no Senado.

Foram 46 prêmios que as reportagens especiais produzidas pela Rádio Senado receberam nesses 24 anos. O último deles, no final do ano passado, foi o primeiro lugar na edição de número 37 do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, organizado pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos e pela OAB do Rio Grande do Sul. Além do jornalismo, a Rádio Senado tem espaço para a cultura. A equipe de profissionais da emissora leva ao ar uma programação diária com música brasileira e outros programas de diversos ritmos.

Todas as decisões que mudam a vida dos brasileiros estão aqui na Rádio Senado. Você pode acompanhar passo a passo de tudo o que acontece no Parlamento nas transmissões ao vivo e nos conteúdos produzidos pela equipe da Rádio Senado.

Com informações da Rádio Senado

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta