» » » Dez dicas para o ensino à distância por meio do rádio

 



Por: Rodrigo Hübner Mendes

1. Conheça como funciona: o rádio envolve tradição e inovação ao mesmo tempo. Busque ouvir programas e entender meios para estimular a participação e a interação. A internet oferece vários conteúdos sobre isso.

2. Não tenha medo de falar: o microfone nos assusta no começo. Procure abstrair a presença desse objeto e fale como se estivesse em sala de aula. Cabe lembrar que é natural estranharmos quando ouvimos nossa voz gravada.

3. Não fale sozinho: no rádio, você não tem lousa ou outro suporte visual para manter a atenção. Por isso, o melhor é manter uma conversa com ao menos um outro professor. O diálogo ajuda a manter a atenção do ouvinte-aluno.

4. Bata papo com a turma: os alunos não estão à sua frente, mas é como se estivessem. Converse com a turma, crie um bate-papo, mesmo que imaginário, que o conecte com o grupo.

5. Explore o ambiente dos alunos: há formas de nos aproximarmos da dinâmica de um diálogo. Procure entender e interagir com o ambiente do aluno: "sua mãe está por perto?", "seu quarto está organizado?" são exemplos de interação possível.

6. Vá direto ao assunto: o meio rádio não aceita muita introdução. Conte o assunto principal logo de primeira. É a melhor forma de garantir atenção num meio em que ela é tão volátil.

7. Ensine em módulos: você não está em uma sala de aula comum, em que os conteúdos são abordados em aulas de 50 minutos, em geral. O tempo do rádio pede módulos. Idealmente, de 12 minutos, com intervalos. Procure formatar as aulas assim.

8. Avalie com frequência: a cada passo, analise o que foi feito e o que foi alcançado. É importante saber avaliar e, se for o caso, mudar de estratégia.

9. Seja redundante: o rádio é um meio em que a atenção oscila bastante. Tente fazer como os comunicadores profissionais: repita conceitos, reforce ideias.

10. Comece tudo de novo: rádio e educação têm isso em comum. É preciso rever e recomeçar. Temos sempre a chance de aprimorar nossa prática e recomeçar a partir de um novo patamar. É assim também com a educação pelo rádio.

FONTE: UOL

Postado por ADM

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta