» » UVB-76: a rádio russa fantasma que emite mensagens misteriosas


Transmitida desde a década de 80, a UVB-76 é uma estação de rádio de ondas curtas na Rússia que ficou conhecida como The Buzzer. O apelido veio do fato de a emissora transmitir apenas um bip, bip, bip monótono sob um chiado constante, 24 horas por dia. Como se isso já não a tornasse misteriosa o bastante, ocasionalmente, o sinal é interrompido por uma voz para anunciar números e nomes, aparentemente, sem conexão.


O nome “original” da emissora está relacionado ao prefixo das mensagens transmitidas. Todas elas começadas sempre com UVB-76. De 1982 até 2010, a rádio só interrompeu sua monótona programação para enviar apenas três mensagens. Todas elas envolviam sequências de letras, números e nomes comuns na Rússia. Veja abaixo:


– 24 de Dezembro de 1997, às 21:00: “Ya UVB-76, Ya UVB-76. 180 08 BROMAL 74 27 99 14. Boris, Roman, Olga, Mikhail, Anna, Larisa. 7 4 2 7 9 9 1 4.

 – 09 de Dezembro de 2002, 04:18: “UVB-76, UVB-76. 62 691 IZAFET 36 93 82 70”.
– 21 de Fevereiro de 2006, 07:57: “UVB-76, UVB-76. 75-59-75-59. 39-52-53-58. 5-5-2-5. Konstantin-1-9-0-9-0-8-9-8-Tatiana-Oksana-Anna-Elena-Pavel-Schuka. Konstantin 8-4. 9-7-5-5-9-Tatiana. Anna Larisa Uliyana-9-4-1-4-3-4-8.”
Como se a rádio já não fosse assunto quente em fóruns e blogs sobre teorias da conspiração, sobrenatural e até alienígenas, as mensagens transmitidas pela rádio tornaram as pessoas ainda mais obcecadas com seu mistério. Principalmente porque as mensagens não pareciam pré-gravadas. Ocasionalmente, podia-se ouvir zumbidos manuais de microfone e até conversas distantes.

As pessoas passavam dias e noites seguidos ouvindo a rádio na esperança de que algo acontecesse. Até que em junho de 2010 ela ficou em silêncio por cerca de 24 horas — para o terror do fã clube.
Mas a pausa era o início de uma rotina de transmissões com um tempo cada vez mais curto. No dia 10 do mesmo mês, uma série de Código Morse foi transmitida por quatro minutos. Mais tarde, em setembro, um trecho de “Dança dos Pequenos Cisnes”, do balé “O Lago dos Cisnes”, invadiu a programação por 38 segundos.
As transmissões de letras e números misteriosos retornaram no dia 7 de setembro, quando a seguinte mensagem foi ao ar: “Mikhail Dmitri Zhenya Boris. Mikhail Dmitri Zhenya Boris. 04 979 D-R-E-N-D-O-U-T. T-R-E-N-E-R-S-K-I-Y”. A partir desse momento, o prefixo de todas as mensagens passou a ser “Mikhail Dmitri Zhenya Boris”, e não mais “UVB-76”. O que deu a entender que a rádio passara a ter um novo nome: MDZhB.

Base militar

Mais do que o nome, fica claro que a rádio também mudou de localização. Até então, as transmissões eram feitas em um local próximo à Pavarovo, uma pequena cidade militar a menos de 40km de Moscou, capital da Rússia. Fato que ficou provado depois que exploradores urbanos visitaram o lugar em busca das instalações da emissora.
Durante as buscas, eles ouviram de um morador local que a cidade tinha passado por uma grande tempestade. E que, sem explicações, o posto militar no qual a rádio funcionava havia sido evacuado em 90 minutos, de forma quase mágica, depois que uma densa neblina tomou o lugar.
Depois do desaparecimento obscuro, os bunkers tomados pela água da chuva guardavam apenas os equipamentos e pertences que foram deixados para trás. No meio da bagunça, um livro com anotações trazia todas as mensagens que já tinham sido transmitidas pela rádio. Fato que provou que ela realmente funcionava ali. Agora, era oficial e parte do mistério estava resolvido: The Buzzer era uma rádio comandada pelo exército — mesmo que o governo russo negasse qualquer envolvimento com o caso.
No vídeo, abaixo, é possível acompanhar um tour pelas instalações abandonadas:

Mais e mais dúvidas
Contudo, a antiga localização é a única informação concreta que se tem a respeito da rádio. Não se sabe quais são seus objetivos, o real significado (e intensão) das transmissões e nem o porquê — ou como, já que uma rádio de ondas curtas exige muita energia e dinheiro para ficar no ar — a emissora continua ativa até hoje.
O novo endereço também é uma incógnita. O que se sabe é que o sinal da rádio passou a ser enviado por meio de diversos transmissores. Muita gente trabalhou para triangular a localização exata. Ao que parece, ela se encontra em algum lugar perto da cidade de Pskov, a leste da fronteira com a Estônia.

Radio ao vivo

Mesmo depois de mais de 30 anos de transmissão, as conspirações envolvendo a rádio seguem firmes. Há quem diga que o mistério está relacionado à espionagem internacional, experiências secretas e até com o controle de lançamento de mísseis. Já outros vão mais longe e veem no comportamento da rádio um sinal do apocalipse. O fato é que a galera tem certeza  de que a emissora não é só mais uma simples rede de comunicação.
É possível acompanhar a programação da rádio graças ao receptor de ondas curtas mantido pela University of Twente, na Holanda. Para ouvir o bip, bip é só entrar no site do Wide-band WebSDR e adicionar a frequência 4625 no campo indicado pela abreviatura “kHz”. Coloque a ferramenta no modo de banda USB e pronto. Quem sabe você não dá sorte e ouve ao vivo uma nova mensagem da UVB-76.
FONTE: ND MAIS

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta