» » Estudantes de Mogi das Cruzes criam rádio em escola estadual


A hora do intervalo na Escola Estadual Professora Irene Caporalli de Souza, em Mogi das Cruzes - SP, ficou mais descontraída e também mais informativa. É nesse momento que vai ao ar a programação de uma rádio montada pelos alunos. A "emissora" funciona embaixo da escadaria da escola.

A "Rádio Irene" é resumida a um computador com um programa de edição e "playlist" de músicas, microfone, celular, caixa de som, e muita imaginação dos estudantes locutores Paulo Henrique, de 16 anos, e Thais Souza, de 17 anos.

“A gente fala muito sobre a escola e algumas notícias de fora. É muito bom porque estamos informando os alunos”, explica Thais.

O estudante Paulo Henrique de 16 anos afirma que foi preciso driblar a vergonha no começo. “Foi bem complicado no começo e a cobrança de não errar. Depois fui me soltando, ajudando as outras pessoas. E a questão de ter uma rádio é surreal porque não é uma coisa que se encontra em qualquer escola, especialmente em uma pública.”

Boa parte do equipamento da rádio é doação de amigos e estudantes, e rolam também entrevistas gravadas em vídeo.

A professora de língua portuguesa Ana Lúcia Carvalho vê na rádio uma oportunidade de ajudar os alunos na matéria. “Encontramos dificuldade na oralidade, na expressão oral e produção textual. E a rádio é uma ferramenta importante para melhorar esses pontos.”

Até agora 15 alunos já fizeram parte da equipe da rádio. “É uma chance dos alunos terem um pouco mais de voz dentro da escola. Então achei um projeto bem legal”, diz a estudante Amanda Hishigami, de 16 anos.

Por enquanto a "Rádio Irene" é apenas para os alunos da escola, funciona somente durante os intervalos. Na programação: música e notícias da escola. O próximo passo é partir para a internet com uma programação mais longa.

A rádio já conquistou fãs. “A rádio dá uma liberdade de expressão para os alunos, seja na escolha de música ou recados. É muito bom”, avalia a estudante Nathalia Souza, de 16 anos.

FONTE: G1

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta