» » Projeto ensina população a combater notícias falsas



No mundo das redes sociais, as fake news prosperam. De acordo com um estudo realizado por cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), nos Estados Unidos, informações falsas têm 70% mais chances de viralizar do que notícias verdadeiras. Pensando nisso, um grupo de empresas e veículos de comunicação criou o projeto “Jornalismo em Movimento – Combate às Fake News”, para alertar a população sobre o perigo das notícias falsas.
Uma carreta de cerca de quinze metros de comprimento passará pela capital paulista e outras quatro regiões (Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e São Bernardo do Campo) entre 6 de novembro de 16 de dezembro. Dentro do caminhão, as pessoas poderão ver a rapidez com que as notícias falsas se propagam e suas consequências. O público ainda poderá participar de jogos com enigmas jornalísticos valendo pontuações.Jornalistas e especialistas na checagem de conteúdos ficarão à disposição para esclarecer dúvidas da população.
Entre os temas que serão debatidos, está “Mitos e Verdades sobre Raul Seixas”, no dia 10 de novembro, das 16h às 17h. As rádios Bandeirantes e BandNews FM transmitirão alguns programas ao vivo de dentro da carreta. “O objetivo desta ação é facilitar o acesso à informação de qualidade, estimulando o público a refletir sobre a forma como recebe, absorve e compartilha uma notícia, criando um maior senso crítico e engajamento na sociedade”, afirma Leandro Siqueira, responsável pela Comunicação do projeto.
O “Jornalismo em Movimento – Combate às Fake News” foi criado pela DeMello Consultoria, Truckvan e Grupo Band Rádios e conta com o apoio da ABERT.
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 19h
6 A 11 DE NOVEMBRO
Cidade: Guarulhos
Local: Parque Bosque Maia

13 A 18 DE NOVEMBRO
Cidade: Osasco
Local: Terminal de Trem – Estação Osasco

20 A 25 DE NOVEMBRO
Cidade: Taboão da Serra
Local: Praça Nicola Vivilechio

27 DE NOVEMBRO A 2 DE DEZEMBRO
Cidade: São Bernardo
Local: Praça da Matriz

4 A 16 DE DEZEMBRO (não haverá ação na segunda-feira, dia 10/12)
Cidade: São Paulo
Local: Largo da Batata

FONTE: ABERT

Postado por ADM

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta