» » Rádio MEC AM do Rio de Janeiro completa 95 anos no ar e lança selo comemorativo



Nesta sexta-feira (7), a Rádio MEC AM do Rio de Janeiro completa 95 anos no ar. A emissora foi criada pelo antropólogo Edgar Roquette-Pinto um ano após a primeira transmissão oficial de rádio no Brasil. O evento que ocorreu em 7 de setembro de 1922 na Praia Vermelha, comemorava o Centenário da Independência do Brasil.
No dia 20 de abril de 1923, Roquette e Henrique Morize, presidente da Academia Brasileira de Ciências e diretor do Observatório do Rio de Janeiro, lançaram a ata de fundação da emissora e, logo, mais de trezentos sócios-efetivos e associados a subscreveram. No dia primeiro de maio de 1923 a Rádio Sociedade fez sua primeira transmissão experimental. No dia 7 de setembro, a Rádio Sociedade entrou definitivamente no ar, com o prefixo PRA-A. Foi também em um 7 de setembro, mas de 1936, que a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro passou a se chamar Rádio Ministério da Educação e, depois, Rádio MEC.
Roquette-Pinto ainda a dirigiu até 1937, quando foi substituído por Fernando Tude de Sousa. 


Para comemorar a data, a Rádio MEC do Rio de Janeiro lança nesta sexta-feira nova identidade visual e sonora com o slogan "A Primeira do Brasil". 
FONTE: EBC

Postado por ADM

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta