» » As 6 datas mais importantes do varejo para atrair anunciantes

1. Natal

Esta é a principal data do varejo no Brasil. Todos os segmentos do comércio crescem, estimulados principalmente pelo 13º salário.
Em 2016, o benefício injetou na economia R$ 196 bilhões. Além disso, uma pesquisa apontou que o consumidor pretendia gastar R$ 168 no Natal.
A procura por itens para a ceia, a compra de presentes e pacotes de viagem crescem nessa época. Sem contar as confraternizações nas empresas e encomendas de lembranças.
O alcance dessa data é amplo, pois toda a família está envolvida na comemoração. Não há público segmentado e, com isso, as chances de atrair anunciantes para todos os canais de divulgação aumentam.

2. Dia das Mães

Esta é a data mais importante do varejo no primeiro semestre. No calendário anual, costuma perder apenas para o Natal em volume de vendas e faturamento.
Em 2017, as vendas cresceram 2%, o que indica uma reação à crise. As pessoas gostam e querem presentear suas mães, por isso, economizam e planejam a compra. Normalmente, é uma oportunidade para os filhos adquirirem itens de desejo.
Nessa equação, ainda entram os pais, que ajudam os filhos na compra do presente. E já não é mais uma data em que se anunciam itens de utilidade doméstica. Os presentes são pessoais e têm valor sentimental.
É uma data muito explorada pelo varejo, com abordagem direcionada à maternidade.

3. Dia das Crianças

Brinquedos e games dominam a lista de compras para esta data. E é no Dia das Crianças que as principais novidades do segmento são lançadas.
Por isso, essa data também é um termômetro para o Natal, pois indica como a economia está se comportando na reta final do ano.
As crianças são presenteadas pelos pais, mas também costumam ganhar alguma coisa de avós e tios. Isso aumenta as chances de venda do comércio.

4. Dia dos Namorados

A criatividade fala alto nessa comemoração. O romantismo predomina nas campanhas, pensando nas ofertas de produtos para o casal.
É uma data que ocupa a terceira posição no ranking de vendas do varejo. Ela tem um apelo comportamental e não se restringe aos presentes. Restaurantes e motéis entram na disputa pela atenção do consumidor.
Tem um alcance amplo e não se direciona apenas a namorados jovens. Campanhas podem despertar o interesse de casais que já estão casados, o que incrementa a estratégia de marketing.

5. Dia dos Pais

Outra data que mudou de perfil ao longo dos anos. Antes, os presentes se limitavam a itens básicos do vestuário masculino. Hoje, o marketing aposta no vínculo emocional para atrair os filhos.
Os pais modernos também indicam seus desejos. Como comportamento, essa data já se assemelha ao Dia das Mães.

6. Black Friday

Essa é uma data que entrou recentemente no calendário comercial brasileiro. Acontece na quarta sexta-feira de novembro e é marcada por promoções agressivas, principalmente no comércio eletrônico.
O indicativo da boa aceitação é que a Black Friday tem ganhado espaço nas lojas físicas. Vende-se de tudo: aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos, roupas, telefonia celular, objetos pessoais, pacotes de viagem, etc.
A Black Friday já é a segunda data mais importante no varejo on-line, atrás apenas do Natal.
POR BRUNO FARIA - TELETRONIX

Postado por ADM

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta