» » Rádio tem 3,8% do investimento em mídia, aponta Kantar Ibope Media


A Kantar IBOPE Media lançou o estudo Retrospectiva & Perspectivas 2016, que reporta, entre outras análises, o volume de compra de espaço publicitário nos principais meios de comunicação do país - desconsiderando dos valores os descontos e negociações. Segundo o levantamento, o meio Rádio conta com 3,8% do “bolo” publicitário.
 
Ao todo, mais de 63 mil anunciantes investiram nos meios e veículos presentes na cobertura da Kantar IBOPE Media no ano passado. Desses, mais de 30 mil são novos anunciantes, que destinaram o equivalente a R$ 5,2 bilhões em propaganda, representando 4% do bolo publicitário total.
 
No ranking geral, entre os três maiores anunciantes multisetoriais do período estão Unilever Brasil, Hypermarcas e Procter&Gamble - o último saiu da 11ª posição no ranking de 2015 para a sexta em 2016, aumentando significativamente seus investimentos no segmento de higiene doméstica. Outro anunciante que se destacou no período foi a General Motors, que aumentou seus investimentos em mídia em 36%.
 
O desempenho do mercado publicitário acompanhou a variação da economia em 2016. Ainda assim, o mercado de mídia respondeu positivamente a partir do 2º semestre, crescendo na última metade do ano 14% em relação ao 1º semestre - mesmo comportamento registrado em 2015. 
 
A compra de espaço publicitário no Brasil movimentou o equivalente a R$ 129,9 bilhões em 2016, praticamente o mesmo patamar registrado no ano anterior, com ligeira retração de 1,6%. O valor foi baseado no monitoramento do espaço ocupado em mais de 600 veículos e em suas tabelas de preço, desconsiderando descontos e negociações.
 
“Em 2016, a Kantar IBOPE Media desenvolveu diversas iniciativas de ampliação para manter a representatividade da base de investimento publicitário a partir do monitoramento de mercados, veículos e formatos”, explica Dora Câmara, Diretora Comercial Brasil da Kantar IBOPE Media.


Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta