A possível despedida da tradicional Rádio Eldorado tem mobilizado ouvintes, artistas e profissionais do meio radiofônico. Inconformada com o anúncio do encerramento das atividades da emissora, a multiartista Nina Vogel criou um abaixo-assinado para tentar reverter a decisão.
A petição, publicada na plataforma Change.org, já reúne pouco mais de 4 mil assinaturas até a manhã desta quarta-feira (29), mostrando a repercussão do caso e o engajamento do público em defesa da rádio.
Além do abaixo-assinado, Nina também está organizando uma manifestação pública em São Paulo. O protesto está marcado para:
Quando: domingo, 03 de maio
Onde: Vão Livre do MASP
Horário: 11h
O ato deve reunir apoiadores da emissora, artistas e ouvintes que defendem a continuidade das atividades da Eldorado.
Em comunicado enviado a acionistas e funcionários, o Grupo Estado, responsável pela rádio, informou que a operação será encerrada no próximo 15 de maio. Segundo a empresa, a decisão ocorre “em função do término da parceria com a Fundação Brasil 2000, detentora da frequência 107,3 FM”.
O manifesto ligado ao abaixo-assinado apresenta uma série de pedidos. Entre eles:
Que o Grupo Estado assuma um compromisso público de avaliar propostas para manter a Rádio Eldorado no ar.
A abertura de diálogo com a sociedade civil e o setor cultural.
Conversas com os trabalhadores da emissora.
Garantia de negociação coletiva antes de possíveis demissões.
A mobilização evidencia a importância histórica e cultural da Rádio Eldorado no cenário radiofônico brasileiro, reforçando o apelo para que alternativas sejam discutidas antes do encerramento definitivo das atividades.
O caso segue repercutindo e deve ganhar novos desdobramentos nos próximos dias, principalmente com a realização do protesto na Avenida Paulista.
Se a decisão será revertida ou não, ainda é incerto.
Mas uma coisa já ficou clara: o silêncio da Eldorado não será sem reação.
