» » Força do Rádio na vida das pessoas

 


Chegou ao fim o Projeto Saúde Mental no Rádio, que foi ao ar na Rádio Comunitária Alegria FM de Anita Garibaldi/SC. O conteúdo que abordou um assunto muito atual e complexo foi ao ar no rádio anitense pelo período de três meses, com edições nas segundas, quartas e sextas-feiras.

A brilhante ideia foi do coordenador da emissora e radialista há quase 28 anos, Nylcynho Mota, que abordou cautelosamente o assunto Saúde Mental e os cuidados que todos precisamos tomar. O projeto destacou o estado de bem-estar mental que permite que as pessoas lidem com os momentos estressantes da vida, desenvolvam todas as suas habilidades, sejam capazes de aprender e trabalhar adequadamente e contribuam para a melhoria de sua comunidade.

“É uma parte fundamental da saúde e do bem-estar que sustenta nossas habilidades individuais e coletivas de tomar decisões, estabelecer relacionamentos e moldar o mundo em que vivemos. A saúde mental também é um direito humano fundamental. E um elemento essencial para o desenvolvimento pessoal, comunitário e socioeconômico”. Destacou Nylcynho.

Saúde mental é mais do que apenas a ausência de transtornos mentais. Ela ocorre em um processo complexo, que cada pessoa vivencia de uma maneira diferente, com graus variados de dificuldade e sofrimento, e resultados sociais e clínicos que podem ser muito diferentes. Sendo assim o radialista apresentou diversas entrevistas e bate-papos com profissionais da área, como psicólogos, terapeutas, psicoterapeutas, psiquiatras, padres, representantes de diversas crenças religiosas, entre outros.

“As condições de saúde mental incluem transtornos mentais e deficiências psicossociais, bem como outros estados mentais associados a um alto nível de sofrimento, incapacidade funcional ou risco de comportamento autodestrutivo. Pessoas que sofrem com eles têm maior probabilidade de apresentar níveis mais baixos de bem-estar mental, embora isso não seja necessariamente sempre o caso. E eu de modo muito particular percebi que eu poderia estar ajudando muito mais pessoas, com este projeto no rádio, chegando em várias pessoas e situações”. Comentou Nylcynho Mota.

É válido destacar que transtornos mentais e transtornos relacionados a substâncias psicoativas são altamente prevalentes em todos os lugares e são causas importantes de morbidade, incapacidade e mortalidade prematura. No entanto, através da Rádio Alegria FM foi possível levar conhecimento e dicas para a população. O estigma, a exclusão social e a discriminação que cercam pessoas com transtornos mentais agravam a situação, por isso da ideia de Nylcynho abordar isso no linguajar de fácil entendimento das pessoas que ficaram atentos aos horários do #rádio #terapia, nome do programa de rádio apresentado neste período.

“Eu não imaginava do tanto que essa ideia fez bem para as pessoas. São dezenas e dezenas de depoimentos que chegam dos ouvintes a todo momento, nos dizendo que estão muito melhores depois que passaram a ouvir as nossas dicas de saúde, sobre a mente. Encerro este projeto na certeza do dever cumprido e que sempre podemos fazer mais pelas pessoas, e a Rádio Alegria pode também ser este meio de conexão com todos”. Comentou emocionado o idealizador do projeto, Nylcynho.

“Agradeço todos pela audiência, os profissionais e convidados que estiveram conosco nesta temporada. Agradeço a Secretaria Municipal de Saúde, por disponibilizar os profissionais da Saúde Municipal e a Câmara Municipal de Vereadores, pela moção e homenagem que recebemos recentemente, reconhecendo a importância do assunto e da forma que abordamos. Muitíssimo obrigado a todos”. Finalizou o radialista.

Os resultados foram surpreendentes, repercutindo de formam muito positiva, onde muitos depoimentos dos ouvintes provaram isso, com muitos relatos, dizendo que hoje se sentem bem mentalmente, após ouvirem as dicas, exercícios para um controle emocional e da ansiedade. O radialista ainda receberá homenagens na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, pela brilhante ideia apresentada pelo rádio no segundo semestre deste ano.

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta