» » Índia torna obrigatória a liberação do rádio FM em celulares

O Ministério de Tecnologia da Informação da Índia emitiu uma nova circular que deve obrigar todos os fabricantes de smartphones que operam no país a disponibilizar a função de rádio FM em seus aparelhos.

De acordo com o órgão, a volta do rádio FM se tornará obrigatória, uma vez que a intenção do governo é diminuir a exclusão digital e tornar os serviços de rádio acessível às pessoas que moram em áreas rurais ou remotas.

Além disso, representantes do governo do primeiro-ministro Narendra Modi argumentam que o rádio é um método de comunicação confiável e de baixo custo, sendo também útil para avisos de emergência.

 

A Índia ainda tem muitos habitantes morando em áreas rurais ou aldeias. Como em muitos desses locais o sinal de telefonia é inexistente, o rádio FM se torna o único meio de receber informações.

Imagem/reprodução: acervoTC.

O Ministério ainda orientou que as fabricantes que já lançaram smartphones habilitem a função de rádio FM em aparelhos onde o hardware necessário já está embutido. Ou seja, algo semelhante ao que foi feito pela Anatel aqui no Brasil.

Já os novos modelos devem sair da caixa com o recurso funcionando de forma nativa. O governo não chegou a estipular penalidades para as empresas que descumprirem as orientações, mas algo do gênero já está sendo estudado por Nova Déli.

Por enquanto, o representante da associação de fabricantes ainda não comentou o assunto, mas a medida pode se tornar um grande problema para a Apple.

FONTE: TUDOCELULAR.COM

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta