» » MCom libera canal 87.1 FM para o Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC) e Porto Velho (RO)



O Ministério das Comunicações (MCom) divulgou na sexta-feira (24), a Portaria 8.641 no Diário Oficial da União, em que designa o canal 196 para os municípios do Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Porto Velho (RO) e Fortaleza (CE). Com isso, essas cidades terão o sinal de rádio da Empresa Brasil de Comunicação S.A. (EBC). Vale ressaltar que, no Rio de Janeiro, a Rádio Nacional FM 87.1 já opera desde maio de 2021. Na Portaria, a frequência terá classe E1 de operação.

Com a publicação, a EBC terá permissão para operar na frequência 87.1 FM nessas capitais, o que poderá beneficiar mais de 10,4 milhões de pessoas nas localidades. Vale ressaltar que a Rádio Nacional iniciou suas operações no dial estendido no Rio de Janeiro em maio de 2021, juntamente com São Paulo, Recife e Belo Horizonte.

Em Brasília, a frequência é ocupada pela Rádio MEC (também controlada pela EBC). Além do Rio de Janeiro, a Portaria do MCom determina que a frequência de Fortaleza e Porto Velho serão de classe A2. Já em Florianópolis, a estação vai operar na classe A1.

O processo de migração das AMs para a faixa FM está em sua fase final. Após esforços de técnicos, associações do setor, Anatel e Ministério das Comunicações, alguns canais estão sendo acomodados em faixa convencional (88.1 FM a 107.9 FM) e a definição da canalização em eFM (76.1 FM a 87.3 FM) segue nos centros onde foi necessário o uso dessa faixa.

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta