» » ANATEL incentiva uso regular de radiofrequência no carnaval




A Anatel divulgou material informativo com o objetivo de orientar para o uso regular de equipamentos durante o carnaval para evitar interferências prejudiciais. O documento ensina como obter a autorização para uso temporário do espectro de radiofrequências (UTE), com prazo de antecedência de, no mínimo, 15 dias.

A autorização é necessária para uso de HTs, microfones sem fio, microlink de câmeras, link de transmissões de programas, retorno, entre outros equipamentos. Sem a UTE, os usuários estarão sujeitos à multas, que serão aplicadas por equipes de fiscalização que atuarão no período.

A autorização da Anatel para uso temporário de espectro durante o carnaval pode ser obtida tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas (camarotes, empresas de segurança, bandas, TVs, radiodifusores e demais). Para isso, basta preencher o formulário de Solicitação de Cadastro no Sistema de UTE e aguardar a aprovação e a definição das taxas a serem pagas.

Mas, para solicitar a UTE, o interessado deve possuir um responsável técnico da área de telecomunicações, devidamente registrado no CREA.
5G

No ano passado, a Claro, a Globo e a Ericsson utilizaram 5G em ondas milimétricas no Carnaval de São Paulo no fim de semana. O desfile do Grupo Especial contou com um cinegrafista em meio aos passistas, transmitindo as imagens captadas em tempo real e em alta resolução.

Ele utilizou uma “Mochilink” – uma mochila adaptada com módulo 5G para transmissão –, que acessava a rede 5G. Dessa forma, o profissional conseguiu conduzir as câmeras ao longo do percurso, sem ficar preso a cabos.

A faixa de frequência utilizada foi a de 26 GHz. Segundo a Claro, os testes feitos com a tecnologia demonstraram conexões com velocidades de transmissão acima de 2,5 Gbps.

Acesse aqui o folder com as informações completas.

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta