» » Metade dos eleitores se informa por rádio e TV, diz pesquisa

 


Pesquisa Ipespe/Abrapel divulgada neste sábado (3) mostra que 50% dos eleitores se informam sobre as eleições e seus candidatos pelo noticiário da televisão e do rádio.

As redes sociais ficam em segundo lugar. Facebook, Twitter e Instagram são usados por 47% do eleitorado. Na terceira posição, ficam jornais, revistas, portais e blogs, utilizados por 24% dos entrevistados como fonte de informação. Os que se atualizam por debates entre os candidatos representam 14% dos eleitores. Whatsapp e Telegram são usados por 7%.

As respostas foram obtidas de maneira estimulada, ou seja, a partir de sugestões fornecidas pelos entrevistadores. O levantamento também disponibilizou o recorte de acordo com o eleitorado de cada candidato.

Entre os eleitores de Lula (PT), 57% se informam por televisão e rádio; 43% por redes sociais; 24% por meio de jornais, revistas, portais e blogs; 13% pelos debates entre os presidenciáveis; e 7% por WhatsApp e Telegram.

Entre os entrevistados que declararam voto em Jair Bolsonaro, a televisão e o rádio são a preferência de 44%. 56% se informam pelas redes sociais. Jornais, revistas, blogs e portais são opção de 23%. Os que preferem os debates entre candidatos são 14% e os que optam pelo WhatsApp e pelo Telegram, 9%.

O levantamento também questionou os entrevistados sobre a respeito de quais candidatos eles ouviram notícias, mensagens ou propaganda recentemente. Lula foi o candidato mais mencionado pelos eleitores, com 51%; seguido por Jair Bolsonaro, com 48%; Ciro Gomes (PDT), com 29%; e por Simone Tebet (MDB), com 20%.

Debate

As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por plataformas digitais.

FONTE: CNN

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta