» » Morador de Lajeado cria rádio web para manter vivo dialeto talian


A imigração italiana fascina Luiz Agostinho Radaelli. Tanto que ao se aposentar como técnico agrícola, o morador de Lajeado criou um meio de comunicação para manter vivo o antigo dialeto talian trazido pelos colonizadores ao Vale do Taquari.

A rádio web Talian Brasil apresentou o primeiro programa no dia 29 de abril de 2017 – data escolhida para coincidir com os 140 anos da chegada de Ângelo, bisavô de Radaelli, no porto do Rio de Janeiro.

Nos mais de quatro anos em atividade, a emissora web conquistou ouvintes de todo o Brasil e vários outros países do mundo. O site registra mais de 55 mil visitas nesse período.

A rádio é estruturada na residência de Radaelli. Se resume a poucos computadores, um microfone e uma mesa de áudio.

Para fechar a programação rodada 24 horas por dia no antigo dialeto, a Talian Brasil conta com apoio de outras 13 rádios e cerca de 30 voluntários. Também tem patrocínio de três empresas.

Mesmo com estrutura simples, a emissora lajeadense ganha repercussão nacional. Nesse ano, recebeu homenagem da Asolapo Itália, entidade internacional que se dedica a valorizar as atividades culturais, artísticas e literárias em inúmeros países.

FONTE: AGORA NO VALE

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta