» » » Dicas para atrair ouvintes ao portal


Com um site relevante, é possível reforçar a marca e oferecer, tanto para o ouvinte quanto para anunciantes, um mix de produtos.

Por Fernanda Nardo.

Na era digital, marcada pelo dinamismo, competitividade e alto número de empresas de qualidade no mercado, como atrair a atenção do cliente de forma positiva e assertiva? Ou melhor, como atrair os ouvintes da sua rádio para o seu portal? É aí que o inbound marketing entra, ou marketing de atração, em português.

“O inbound marketing é uma estratégia de marketing digital que tem como objetivo atrair e conquistar um determinado público e torná-lo um consumidor fiel da sua marca. É mais do que angariar seguidores, é atrair pessoas com interesses em comum com o que você publica e comenta. Isto faz delas as pessoas certas para gerar resultados positivos para uma determinada empresa”, explica o CEO da agência Pontodesign e especialista no assunto, Joaquin Presas.

Para ele, o site é a “casa própria” da empresa no mundo digital. Investir em atrair pessoas para este ambiente digital e o fazer ranquear bem no Google é algo que vai durar e deixar dividendos para a empresa. Ele explica que com um site relevante, a emissora reforça a sua marca, oferecendo tanto para o ouvinte quanto para anunciantes, um mix de produtos.

“Com o site, a rádio pode ter uma entrega melhor para o seu anunciante, se ele tiver uma relevância digital grande. Um exemplo, se você tem um site bem acessado é possível oferecer para o cliente as inserções no rádio casando com alguma inserção no portal também, tornando a proposta mais atrativa”, afirma.

Mas como aumentar a relevância do portal? Por meio do SEO (Search Engine Optimization), que é o conjunto de estratégias de otimização das páginas da web, que tem como objetivo melhorar o posicionamento nos resultados orgânicos dos buscadores no Google. Para isso, é necessário ter um conteúdo relevante, definir seus objetivos e estratégias.

“É preciso colocar-se no lugar do cliente e construir a jornada dele até chegar a você. Neste momento, é importante pensar nas mais diferentes formas de apresentar a marca e o seu valor. Se eu estivesse procurando pelo meu serviço, por onde eu começaria essa busca?”, explica.

Segundo Presas, outra informação importante para as emissoras é transcrever parte do conteúdo de áudio no site. “Os mecanismos de busca não escutam ainda, transcrever parte do conteúdo relevante e colocar no site irá ajudar no ranqueamento”, diz.

Além disso, para que o site tenha uma boa visualização é necessário fazer uma pesquisa de relevância sobre as palavras-chave. “Na busca de assunto do próprio Google é possível colocar as palavras relacionadas ao texto, que o buscador vai autocompletando a frase com as perguntas e dúvidas mais procuradas. Essa é uma maneira de identificar alguns assuntos e palavras-chave relevantes”, diz o especialista.

Para encontrá-las, também é possível utilizar algumas ferramentas gratuitas, como o Google Trends ou o Google AdWords Planner. Esses sites auxiliam na busca pelas melhores palavras a serem associadas ao texto.

Dicas de como aplicar a técnica e melhorar seus resultados.

1 – Coloque-se no lugar do seu cliente e construa a jornada dele até chegar a você. “Se eu estivesse procurando pelo meu serviço, por onde eu começaria essa busca? E qual seria meu trajeto até fechar o negócio? É o primeiro passo para começar a colocar em prática o marketing de atração”, enfatiza;

2 – Tenha um bom site e otimizado para SEO. O site é a “casa própria” da empresa no mundo digital. Investir em atrair pessoas para o site e fazê-lo ranquear bem no Google é algo que vai durar e deixar dividendos para a empresa. Já investir muito para atrair as pessoas para a sua rede social é como “reformar casa alugada”: enquanto você mora lá tudo bem, mas quando a rede social perde relevância, você perde tudo;

3 – Mantenha o site atualizado e com conteúdo de qualidade. O Google sabe a frequência com que você posta e consegue entender sobre o que você tem conhecimento. Ele é um dos principais motores para a melhoria de ranqueamento orgânico e, é por meio dele que os seus clientes vão te achar quando procurarem pelo seu serviço no Google;

4 – Conheça suas palavras-chave e as use. “Por exemplo, se você tem uma emissora em Caiobá, como seu cliente te acharia em um buscador? Coloque essas palavras no site, em textos no blog, em hashtags nas redes sociais, entre outros”;

5 – Para encontrar a palavra-chave, você também pode utilizar algumas ferramentas gratuitas, como o Google Trends ou o Google AdWords Planner;

6 – Transcreva parte do conteúdo de áudio no site;

7 – Dissemine o conteúdo e atraia para o site. Poste e divulgue, seja nas redes sociais, seja via podcast, na rádio, por meio de vídeos no YouTube, entre outras ferramentas. “Esteja presente no mundo digital. Hoje, a maior parte das pessoas busca na internet por uma empresa. Esteja onde seu público está”, diz o especialista.

FONTE: AERP - Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta