» » Enem: Professora cria rádio online para incentivar alunos de escola pública



As aulas virtuais em aplicativo ou plataforma de áudio têm sido a solução encontrada pela professora Vanilma Karla Barbosa de Freiras para preparar os alunos dos terceiros anos da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Don Vieira, localizada em Nazaré da Mata, na Mata Norte de Pernambuco, para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Graduada em letras, especialista em linguística aplicada à língua portuguesa, e graduanda em educação em direitos humanos, a professora tem utilizado à tecnologia como um aliado para capacitar os alunos sobre como escrever uma boa redação. Por causa das medidas de isolamento impostas pela pandemia da Covid-19, as aulas estão sendo a distância.

Para ampliar o repertório de informação da escrita dos alunos, e diversificar o ensino remoto, foi criada em julho de deste ano, a rádio online Erem Dom Vieira. A web rádio funciona através de um aplicativo de streaming, que é compartilhado pela professora entre os alunos.

Durante a transmissão semanal, professores das escolas são convidados a participarem da programação colaborando com temas e assuntos de suas áreas do conhecimento. Português, história, geografia, biologia, matemática, física, química e conteúdos da atualidade são abordados. Além disso, os estudantes têm a oportunidade de tirar dúvidas, em tempo real, sobre os conteúdos em debate.

Para garantir que o conteúdo chegue a todos os alunos da escola, a professora disponibiliza, dentro do próprio aplicativo, os áudios dos programas, transformados em podcasts, para consulta livre dos vestibulandos. Com isso, os estudantes podem revisar os dados divulgados e utilizar na redação, escutando várias vezes as informações. Vanilma idealizou ainda um aplicativo que visa aprimorar os estudantes para construção de redação do texto dissertativo-argumentativo, exigidos pelos principais vestibulares.

O aplicativo, chamado “Foco no 1000”, oferece auxílio remoto, com videoaulas dicas de redação, e correções dos textos produzidos pelos estudantes. Os professores parceiros colaboram com questões de suas disciplinas e discutem temas de redação que podem cair no Enem.

Atualmente, a unidade de ensino público de referência conta com cerca de 120 alunos nos terceiros anos, moradores de áreas rurais e urbanas das cidades de Nazaré da Mata, Carpina, Vicência, Aliança, Buenos Aires, Tracunhaém, Mata Norte do estado. Em 2019, a escola de ensino integral conquistou o segundo lugar na região com a maior média de redação, segundo dados do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco.

 

Postado por ADM

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta