» » Por que os anúncios em áudio nos atraem?


A música é uma poderosa estratégia publicitária no rádio e até mesmo em anúncios de televisão. Seu sucesso se deve a ligação com nossa memória afetiva, como explica o professor Duílio Fabbri Júnior, coordenador no curso de Publicidade e Propaganda do Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo). “A trilha é comunicação, portanto um canal capaz de transmitir uma mensagem de forma sutil, eficiente e agradável, ajudando uma marca a estreitar sua relação com o consumidor. A publicidade hoje não vende produtos apenas, vende soluções para o consumidor, que está em primeiro lugar”.

Seja uma música irritante ou uma campanha publicitária cuidadosamente construída, o som se “infiltra” em nossos cérebros – gostemos ou não. Em um artigo publicado no Warc.com, Mark Barber, diretor de planejamento da organização britânica Radiocentre, explica que se algo não é olhado, não pode ser visto. No entanto, se algo não for ouvido, ele ainda será escutado.

Para o professor Duílio, a música não precisa de foco, gostamos de música porque ela agrada algumas das faculdades mais importantes de nosso cérebro, como o reconhecimento de padrões. “Escutar uma trilha sonora pode liberar dopamina da mesma forma que comer, fazer sexo ou usar drogas. Ela tem um impacto em nosso humor e faz com que nos sintamos bem”.

A música e o rádio

Emoção, memória, afetividade e identificação. Essas são apenas algumas vantagens da música na publicidade. Mark Barber diz que o rádio age como um multiplicador emocional e defende o uso consistente da música e da voz na construção dos anúncios. “Isso permite que o ouvinte acesse memórias relevantes associadas à marca auxiliando no processo de escuta, melhorando o desempenho e engajamento com o anúncio”.

Uma pesquisa realizada pela Radiocentre mostra que os anúncios em áudio são ainda mais eficazes quando fazem referência ao que o ouvinte está fazendo ou experimentando no momento. Mark explica que esses anúncios alcançam níveis mais altos de envolvimento e processamento de memória. “Uma análise mais aprofundada revela que esses efeitos são tão poderosos que podem transformar anúncios simples em um grande sucesso”.

FONTE: AERP

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta