» » Idosos em casas de repouso viram DJs de estação de rádio durante a pandemia



Uma das lições deixadas pela pandemia é a importância de permanecermos conectados, principalmente pela dificuldade em estarmos próximos fisicamente. Uma iniciativa está ajudando idosos a manter essa conexão viva em casas de repouso. A Radio Recliner é uma estação de rádio online na qual quem comanda a programação são os próprios residentes dos asilos.

Utilizando celulares, os “DJs” gravam programas de uma hora cada, segundo o portal Springwise. A escolha do assunto fica a critério do apresentador, que, além de selecionar as músicas que serão reproduzidas, pode enviar mensagens a colegas, familiares e funcionários da comunidade, além de dar conselhos sobre como lidar com o momento atual.

O projeto foi lançado em abril pela Luckie, empresa de marketing que tem como cliente a Bridge Senior Living, casa de repouso que tem mais de 20 unidades em 14 estados dos Estados Unidos. A ideia inicial era transmitir os programas por apenas um mês, mas a iniciativa fez sucesso e se popularizou.

Segundo Mitch Bennett, diretor de criação da Luckie, a ideia era ajudar os residentes a combater a solidão do isolamento social, já que não estão recebendo visitas por fazerem parte do grupo de risco da Covid-19. "Para aquela geração, o rádio era a principal mídia social", diz ele ao portal Tennessean. “Dedicar uma música a alguém que você ama e fazê-lo ouvir junto com todos os outros é uma maneira especial de se conectar. É um ótimo momento para trazer esse sentimento de volta”.

Também há interatividade na proposta: os ouvintes podem pedir músicas e dedicá-las a alguém, se desejarem. O áudio do programa é gravado previamente, bem como as dedicatórias, e enviado à produção, que lida com os aspectos técnicos da rádio. Os novos programas são transmitidos diariamente ao meio-dia. Quando não estão acontecendo “ao vivo”, a Radio Recliner reprisa programações anteriores.

No estado da Geórgia, Ed Rosenblatt, 80 anos, disse que o programa que ele comanda na Radio Recliner provocou uma enxurrada de mensagens de texto, e-mails e telefonemas de amigos e familiares de todo o país – muitos dos quais ele não tinha notícias há anos, segundo o Tennessean.

FONTE: GLOBO.COM

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta