» » Rádio comunitária é usada por professora para ensinar alunos que não têm internet




Na Argentina, a professora Miriam Mabel Lera decidiu usar a rádio comunitária de sua cidade, a pequena Diaguita-Calchiquí de Amaicha del Valle, área rural ao sul do país, para continuar ensinando os alunos que não têm acesso à internet.

Mirim dá aula para crianças do segundo ano da Escola Intercultural Bilíngue nº 10. Após as aulas presenciais terem sido canceladas por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a professora viu que a realidade de muitos dos seus estudantes se encaixava na de mais de 3 bilhões de pessoas sem acesso à internet no mundo.

Ela não queria utilizar o aplicativo WhatsApp, por exemplo, porque diz conhecer as famílias e as condições em que vivem grande parte de seus alunos. “Não foi fácil para mim fazer aula em vídeo para eles baixarem, sei que eles não têm telefone celular”.

Foi então que Miriam resolveu utilizar a rádio comunitária da região para que o conteúdo chegasse a todos os alunos. “Eu disse ao chefe da comunidade que gostaria de ensinar através da rádio, que tem a maioria. Notifiquei os pais e começamos os primeiros dias de abril e felizmente deu tudo certo. Falo com as crianças e as famílias como se estivessem olhando para mim, também dou a elas brincadeiras com a música que eles gostam”, disse a professora.

Agora, os 38 alunos de Miriam têm acesso às atividades escolares e materiais de forma fácil e eficaz.

O Portal Notícias Concursos divulgou nesta semana que, no Maranhão, a Rádio Timbira e as emissoras repetidoras do interior do estado estão transmitindo aulas pelo rádio. O equipamento está sendo fundamental neste período de pandemia para muitos estudantes que não têm acesso à internet. A história sobre a professora Miriam é do site Nation.

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta