» » TSE lança campanha para rádio e TV contra desinformação nas eleições 2020


A um ano das eleições municipais de 2020, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou uma campanha de conscientização e orientação aos 145 milhões de eleitores que irão às urnas para escolher prefeitos e vereadores nas suas cidades.

O material está sendo divulgado mensalmente pelo TSE desde outubro e está disponível para veiculação gratuita pelas emissoras de rádio e TV interessadas em colaborar com a campanha.

Cinco filmetes de 1’30” para redes sociais (aqui) explicam os tipos de eleições existentes no Brasil, as funções de prefeitos e vereadores, a importância de fiscalizar o trabalho e as promessas dos políticos eleitos e também como regularizar a situação eleitoral.

Spots de 30” e 15”(aqui) e vídeos (aqui) da série “Minuto da Checagem” foram produzidos, com esclarecimentos sobre notícias falsas e a importância de não compartilhar qualquer conteúdo sem verificar a fonte e a veracidade da informação.

A primeira edição explica que a desinformação pode vir de todos os lados, até mesmo de um familiar, por exemplo. Já a segunda, fala sobre como os criadores de informações falsas utilizam manchetes apelativas que chamam a atenção e levam as pessoas a repassarem o conteúdo antes de checar.

O mote é: “Na dúvida, não compartilhe. Não faça parte da corrente da desinformação. Você é responsável pelo que compartilha”. 

De acordo com a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, “são sérios e graves os danos que a desinformação pode causar à imagem e à credibilidade da Justiça Eleitoral, à execução das atividades a ela incumbidas e aos atores envolvidos”. A ministra ressalta que a “Corte Eleitoral tem atuado firmemente dentro dos limites de suas atribuições para reduzir os impactos causados por esse fenômeno”. 

FONTE: ABERT

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta