» » EUA | Um terço das personalidades que estão no ar em rádio já produzem podcasts


Uma pesquisa da Jacobs Media aponta que um terço das personalidades de rádio já estão produzindo, pelo menos, um podcast. E mais: o levantamento aponta que 13% dessas pessoas dizem que fazem esse trabalho "há anos". O questionamento vem da Air Talent Questionnaire, uma pesquisa on-line anônima com mais de 1.000 personalidades que estão no ar nos Estados Unidos. Porém, o levantamento também constatou que esse número só não é maior devido a rotina de jornada de trabalho desses profissionais. Acompanhe:

A Air Talent Questionnaire constatou que 45% dos talentos que estão no ar não tem tempo para se expandir para o podcast, alegando que falta espaço para a nova prática em suas jornadas de trabalho. E, conforme comparação feita pela Jacobs Media, o cenário não está melhorando para a prática de produção de podcast por parte desses profissionais: 45% desses talentos afirmam não ter tempo, contra 44% que responderam da mesma forma em 2018.

Seth Resler, consultor digital da Jacobs Media, afirma que o resultado da pesquisa não surpreende, profissional que tem experiencia como radialista e programador em várias estações importantes dos Estados Unidos. Porém, Resler também defende que a tecnologia de rastreamento de voz e softwares de automação em uso no mercado podem auxiliar nessa questão, permitindo que a personalidade gere produtos de podcasts a partir de sua rotina no ar.

"Se uma personalidade no ar é particularmente envolvente quando eles estão entrevistando bandas locais ou conversando sobre cerveja artesanal ou reclamando sobre os problemas dos pais, deixe-os seguir com ela em um podcast. É difícil encontrar estrelas; portanto, se você tiver alguns membros da sua equipe, não os enterre nos registros do seletor nem os bane no estúdio de produção. Incentive-os a explorar o espaço de podcasting e dê-lhes tempo para fazê-lo", afirma Seth.

A pesquisa também aponta que não é apenas a restrição de tempo que impede que alguns profissionais do rádio trabalhem com podcasts. O levantamento mostra que 12% admitiram que não possuem conhecimento ou noção para criar um conteúdo de podcasts, enquanto 10% afirmam que "não entendem qual é o objetivo" de fazê-lo (um podcast), número inferior aos 13% da pesquisa de 2018.

Isso levanta uma questão para o mercado brasileiro, já que o podcast é um processo em evolução no Brasil (seja na produção ou na audiência do público em geral). De qualquer forma, levantamento como esses mostram a necessidade para que uma empresa de mídia crie condições ou rotinas de trabalho na elaboração e produção desse conteúdo. O podcast mostra-se eficaz no complemento das atividades de uma rádio, seja como produto comercial, como também em um maior engajamento da audiência.

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta