» » OS FERAS | José Paulo de Andrade



José Paulo de Andrade começou sua carreira profissional em 1960, aos dezoito anos, como radioescuta do plantão esportivo da Rádio América de São Paulo, aliando sua paixão pelo futebol ao prazer pelo trabalho. 

Em 1962, também interessado em uma carreira acadêmica, prestou vestibular para Direito na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Conseguiu iniciar o curso, mas acabou por interrompê-lo devido ao seu trabalho no rádio, já então intenso. Voltaria depois a estudar, formando-se pela FMU em 1973. Em 1963 transferiu-se para a Rádio Bandeirantes, onde passou a atuar como locutor esportivo, função que exerceria durante quatorze anos. Depois atuou no jornalismo geral, como apresentador e comentarista. Entre os jornalísticos que apresentou, destacam-se Titulares da Noticia, Jornal de São Paulo, Rede Cidade, Band Cidade e Entrevista Coletiva. José Paulo faz aparições também na Rede Bandeirantes de Televisão, principalmente atuando em debates políticos. Na mesma emissora, interpretou Don Diego/Zorro em As Aventuras do Zorro, de 1969. 

José Paulo de Andrade também foi o sucessor do radialista Vicente Leporace, morto em abril de 1978, que apresentava o programa O Trabuco. O programa foi substituído naquele ano pelo Jornal Gente (Jornal Bandeirantes Gente), permanecendo por 35 anos no ar com o mesmo trio que lhe deu início, Salomão Ésper, Joelmir Beting e o próprio José Paulo de Andrade. Com a morte de Joelmir em novembro de 2012, assumiu o seu lugar o jornalista Rafael Colombo. 

O Pulo do Gato 

Considerado o mais importante trabalho da carreira de José Paulo, o programa O Pulo do Gato estreou em 1973 e é apresentado ininterruptamente desde então pelo radialista. O programa jornalístico é o recordista no rádio brasileiro, como tendo o mesmo apresentador e sendo apresentado no mesmo horário. Em 2009, o apresentador foi eleito pela revista Veja SP como uma das pessoas que são "a cara de São Paulo", tendo completado naquele ano 36 anos de programa. 

Em fevereiro de 2013, o radialista completou cinquenta anos na Rádio Bandeirantes e em 2 de abril do mesmo ano, O Pulo do Gato completou quarenta anos no ar.


Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta