» » Radialista cria placa solar e leva luz a casa sem eletricidade


Flávio Teixeira, radialista e eletricista por hobby, ao visitar a dona de casa e agricultora Maria Lúcia de Sousa, que vive com o marido e as duas filhas em uma casa sem energia elétrica, ficou impressionado com o fato da família estar nesta situação há oito anos.


Andressa Sousa agora pode estudar até mais tarde — Foto: Reprodução/ TV Verdes Mares

A residência fica na zona rural de Itapipoca, município no Norte do Ceará, e era iluminada apenas por uma pequena lamparina a gás, que custava à família o valor de R$ 15 mensais, além do incômodo da fumaça. Após a visita de Flávio, radialista que a dona de casa costuma ouvir no rádio de pilha, a realidade da família começou a mudar. “Era uma escuridão e ele colocou um bico de luz pra gente”, relata Maria Lúcia.

Com R$ 30, uma bateria de notebook e um painel de LED, Flávio criou um painel solar artesanal que gera energia suficiente para acender uma lâmpada, a primeira da casa da família. "Lá em cima da casa tem um painel solar que carrega uma bateria e, dentro, tem um interruptor que faz a recarga da bateria”, descreve ele.

As células contidas na bateria do notebook, explica o inventor, geram cerca de 12 volts e iluminam o único ponto de luz da casa, que apesar de pouco, já mudou a rotina da família. Se antes Andressa e a irmã mais nova tinham que “aproveitar a luz do dia para brincar e estudar”, agora podem usufruir do ponto de luz até as 22h, quando a família desliga a lâmpada e vai dormir.

FONTE: G1

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta