» » » Psicólogo coloca apresentadores de rádio em ranking de 10 profissões com mais psicopatas


Personagens da ficção como Hannibal Lecter, que estreou em 1981 no livro “Dragão Vermelho” de Thomas Harris — e que foi eternizado pelo cinema no filme “O Silêncio dos Inocentes” (1991), de Jonathan Demme —, ajudou a criar uma imagem caricata da personalidade psicopática no imaginário coletivo. No entanto, como destaca o psicólogo britânico Kevin Dutton em seu livro “A Sabedoria dos Psicopatas: O Que Santos, Espiões e Serial Killers Podem nos Ensinar Sobre o Sucesso”, publicado em 2012, nem todo psicopata é assassino. Muitos deles, inclusive, se dedicam a profissões comuns, e não se envolvem com qualquer incidente violento ao longo de suas carreiras.


O psicólogo, que é especializado em avaliação de personalidades psicopáticas, listou no livro alguns cargos nos quais é comum encontrar pessoas que reúnem traços de personalidades comuns aos psicopatas. É importante lembrar que a publicação não afirma que todas as pessoas que se dedicam a esses trabalhos são psicopatas, ela diz apenas quais são as profissões mais procuradas por eles.

1 — Executivo

Psicopatas apresentam uma “resiliência ao caos”, ou seja, conseguem manter-se calmos em situações de pressão e se recompõem facilmente ao estresse. Isso é uma característica que os ajuda a ascender mais rápido no plano de carreira, alcançado cargos de liderança mais facilmente. Por isso, segundo Dutton, não é tão difícil encontrar psicopatas na presidência executiva, o topo da hierarquia dentro de uma empresa.

2 — Advogado

Autoconfiança, frieza, charme e simpatia também são características comuns aos psicopatas. Eles conseguem, facilmente, convencer as pessoas ao seu redor e seduzi-las com o seu discurso. Características que são caras aos advogados, que precisam frequentemente apelar para argumentos convincentes para defender clientes ou dar prosseguimento a trâmites burocráticos.

3 — Profissional de Mídia na TV ou Rádio

O narcisismo, ou seja, apreço exagerado pela própria imagem, também é apontado como uma característica da psicopatia. Pode-se dizer que é comum que apresentadores de televisão ou de rádio, ou outros profissionais que expõem a sua imagem ou a sua voz ao público, utilizem bem esse traço. Além, é claro, de se manterem calmos sob pressão. Condições nas quais um psicopata se sai bem.

4 — Vendedor

Autopromoção descarada, nenhum peso na consciência ao roubar contatos de outras pessoas, desejo insaciável de ganhar mais dinheiro e incapacidade de tornar-se membro de uma equipe, sendo egoísta e competitivo ao extremo, são algumas características que psicopatas podem utilizar para se sobressaírem aos demais em cargos de venda.

5 — Médico Cirurgião

Um estudo publicado pela revista científica “The Bulletin”, do Royal College of Surgeons, na Inglaterra, indica que existe um grande número de psicopatas que se tornam cirurgiões. Médicos que se dedicam à função obtiveram uma pontuação maior em testes de personalidade psicopática do que aqueles que atuam em outros setores da medicina.

6 —Jornalista

Dutton lista que um dos traços principais da personalidade de psicopatas é o charme, a capacidade de foco, atenção plena, e a crueldade na ação. Aptidões mais do que úteis para quem possui prazos rígidos e precisa estabelecer contato e obter respostas de fontes com rapidez, como é o caso dos jornalistas.

7 — Policial

Não se pode negar que os policiais trabalham quase sempre em um ritmo intenso e estão cercados de muitos perigos. Sendo assim, nada melhor do que conseguir se manter calmo em uma situação de crise. Essa, de acordo com o autor, poderia ser a principal razão pela qual a profissão atrai um grande número de psicopatas.

8 — Padre

O veterano do FBI, Joe Navarro, explicou no blog “Psychology Today” algumas razões que levam pessoas psicopatas a escolherem uma carreira na liderança religiosa. Entre elas, estão o fato de as organizações religiosas oferecerem um meio facilitado para a exploração de outros, enquanto também legitima as ações através da fé. Um prato cheio para as pessoas com personalidade psicopática.

9 — Chef de Cozinha

Psicopatas conseguem prosperar em meio ao caos, e em ambientes ou situações nos quais as outras pessoas estão frequentemente sujeitas à falha, como ocorre com o preparo de alimentos em cozinhas agitadas. Esse seria um dos motivos que leva muitos psicopáticas a se dedicarem ao trabalho de chef.

10 — Funcionário Público

De acordo com o jornal britânico “The Independent”, oficiais do Reino Unido consideraram contratar pessoas psicopatas para manter a ordem no serviço público. Como já mencionamos neste texto, a capacidade de “resiliência aos caos” torna os psicopatas ideias para trabalhos em que a pressão é corriqueira, como é o serviço público em muitos países.

FONTE: Revista Bula | Kevin Dutton




Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta