» » Shopping da capital paulista tem exposição sobre a história do Rádio


O Shopping Center 3 - que fica na Avenida Paulista, 2064 - está sediando uma mostra que reúne mais de 60 modelos raros de rádios, de diferentes épocas, além de muita história deste meio de comunicação, considerado o mais popular no mundo. A visitação vai até 19 de março, das 10h às 22h.

Entre as dezenas de exemplares antigos e que praticamente só existem nesta coleção, o público poderá apreciar a evolução deste equipamento entre as raridades expostas. A mostra também conta com aparelhos como, por exemplo, o gramofone, tão visto em filmes de época, cuja fabricação e datada de 1912 e sua corda é suficiente apenas para tocar o velho disco de 78 rotações por minuto.

Em 1928, o gramofone foi substituído pela Victrola Portátil RCA, de ferro e semelhante a uma maleta – sua praticidade permitia que fosse levada a qualquer lugar, inclusive, aos bucólicos piqueniques da época. Ou o rádio Westinghouse Refrigerator, com o formato de geladeira e o apelido de little jewel (pequena joia), peça disputadíssima entre colecionadores.

Vale ainda destacar o rádio Capelinha, dos anos 1930, e também um dos primeiros fabricados no Brasil; o rádio Cacique, de 1936; além de modelos em formato de mobília. A exposição inclui, também, painéis explicativos com curiosidades sobre o rádio no Brasil e no mundo, polêmicas sobre sua invenção, fotos de grandes personalidades do rádio como as irmãs Linda e Dirce Batista, Emilinha Borba e Marlene – as "Rainhas do Rádio", que eternizaram várias canções nos Anos de Ouro, entre outros.

Exposição "Rádio Retrô" no Shopping Center 3

Local: Lounge Piso Jardins
Data: até 19 de março
Horário: das 10h às 22h
Shopping Center 3: Avenida Paulista, 2064 – Cerqueira César – São Paulo
Tel: (11) 3285-2458, www.shoppingcenter3.com.br


Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta