» » » Por que é importante fazer a manutenção de equipamentos de rádio?


As tecnologias que são utilizadas em uma emissora de rádio necessitam de acompanhamento técnico com frequência pela equipe de suporte. Essa medida de  manutenção nos equipamentos de rádio  tem como objetivo prevenir o aparecimento de defeitos e falhas e evitar a quebra dos aparelhos, bem como realizar consertos e trocas das peças que já foram danificadas.
Dessa forma, a manutenção é essencial para assegurar o bom funcionamento dos equipamentos e evitar a sua inoperância, o que poderia resultar em prejuízos sérios para a empresa.
Pensando nisso, a Teletronix criou este artigo para mostrar qual é a importância de realizar uma manutenção de equipamentos de rádio. Confira!

O que é a manutenção nos equipamentos de rádio?

A manutenção em uma rádio pode ser dividida em algumas modalidades, conforme o seu objetivo e as necessidades dos aparelhos. Veja.

Manutenção detectiva

A manutenção detectiva é realizada para apontar possíveis falhas, visíveis ou ocultas, que poderão acarretar deterioração no dispositivo. No mesmo sentido, ela age aumentando a vida útil, a segurança e a produtividade em longo prazo.
Para entender melhor vamos citar alguns exemplos conhecidos, mas que não são realizados dentro da rádio: a inspeção veicular anual realizada pelo Detran, os aparelhos detectores de gás, fumaça e fogo presentes em estabelecimentos etc.
Durante a realização da manutenção detectiva, o sistema continua operando. Isso porque nessas condições torna-se mais fácil detectar a existência de falhas ocultas. Assim, a equipe de suporte corrige o problema mantendo a máquina em operação.

Manutenção corretiva

Como o nome já sugere, essa manutenção corrige falhas e recupera a atividade produtiva do aparato, que por má conservação ou pela ação do tempo tenha perdido ou reduzido a sua capacidade de produção.
Dessa forma, ela é solicitada quando já ocorreram desgastes nas peças que afetaram o funcionamento adequado; ou seja, ocorreu o problema e preciso solucioná-lo. 
Geralmente esse tipo de procedimento acarreta maior custo, pois envolve o fornecimento de novas peças, a paralisação do equipamento e a possibilidade de interferir negativamente nas atividades da rádio.
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva é realizada como uma precaução que evita o surgimento de um problema nos equipamentos por meio da realização de testes e reparos. Nesse sentido, deve ser criado um planejamento contendo as datas para a realização dessas manutenções, uma vez que os procedimentos na rádio não poderão ser paralisados subitamente para a execução desse tipo de operação sem que tenha sido programada antecipadamente. Podemos citar como exemplos: revisões programadas no equipamento, calibração e aferição de instrumentos, históricos e recomendações do fabricante etc.

Manutenção preditiva

Essa manutenção envolve a análise e o acompanhamento das condições do item, com o intuito de prevenir o surgimento de problemas no futuro. Trata-se de uma medida que realiza o suporte pontual de peças conforme o estado do equipamento, baseando-se nos dados recolhidos por meio de inspeção frequente.
Podemos citar, como exemplo, a verificação da quantidade de óleo em uma peça que afetará os movimentos de vibração de uma turbina.

Quais são os benefícios da manutenção?

As campanhas de manutenção da aparelhagem na rádio são importantes, pois envolvem uma série de vantagens:
  • os custos totais necessários para a manutenção são reduzidos;
  • as chances de acontecer danos permanentes nas peças, emergências e problemas inesperados são menores;
  • o estado operacional dos aparelhos torna-se adequado;
  • todas as peças são melhor preservadas.
Como vimos, a manutenção nos equipamentos de rádio é uma necessidade e deve ser levada em consideração a médio e longo prazos. Esse cuidado é importante, uma vez que evita o surgimento de falhas técnicas e prejuízos para a produtividade e a qualidade do trabalho.

Postado por ADM

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta