» » Indústria intensifica produção de rádios automotivos com faixa estendida do FM

A indústria de som automotivo está intensificando a produção de rádios com a faixa estendida do FM. A ação pode ser encarada como uma resposta às frequentes campanhas de associações estaduais de radiodifusão (liderada pela ABERT) e que também atende a portaria editada em setembro do ano passado pelo governo federal.


Um dos exemplos é a Pioneer, líder mundial no segmento de som automotivo, que anunciou o lançamento do DEH-X500BR. O novo som da Pioneer possui outros recursos já presentes nos equipamentos da marca, como a conexão via Bluetooth, que possibilita receber e fazer ligações sem tirar as mãos do volante, além de aproveitar todas as outras funcionalidades que o CD Player oferece.

O aparelho também já vem com a faixa estendida do FM (76 MHz a 108 MHz). Além disso, o rádio também conta com a tecnologia RDS 7, sistema que oferece informações de texto juntamente com a recepção de FM.

Em maio, o tudoradio.com abordou uma reportagem do portal Inside Radio. A matéria ressalta que há um espírito colaborativo natural entre o Rádio e as montadoras, que em grande parte continuam disponibilizando o rádio AM / FM em seus sistemas, apesar do surgimento de mais funções no multimídia dos automóveis.

No dia 25 de setembro do ano passado (Dia do Rádio) ocorreu a publicação da portaria no Diário Oficial da União que altera o processo produtivo básico de aparelhos de áudio e de vídeo industrializados na Zona Franca de Manaus. O governo brasileiro assinou uma portaria que obriga a disponibilidade do FMe (FM estendido) em receptores FMs produzidos no Brasil. A assinatura ocorreu durante o congresso da Abratel daquele ano.

Até então, a faixa estendida é acessível apenas em aparelhos receptores que disponibilizam "troca de região" na banda FM, ou seja, ao selecionar o "Japão" nas configurações é possível "abrir o espectro FM" a partir de 76.3 FM. 

Hoje, já existem alguns receptores automotivos e de mão que disponibilizam a faixa estendida, indo de 76 a 108 MHz. A própria Pionner já conta com outros modelos que contam com a faixa estendida.

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta