» » Estudo da Nielsen destaca o papel da mídia de Rádio em públicos específicos


Um novo relatório realizado pela Nielsen, principal instituto de pesquisas sobre comportamento e consumo nos Estados Unidos, destaca que o consumo de mídia naquele país segue em alta e tem características únicas em cada plataforma. E o destaque do meio rádio fica por conta do alcance, onde ele é líder geral. O levantamento mostra como o rádio pode completar de maneira efetiva qualquer campanha publicitária, inclusive as mais segmentadas.

Pensando no rádio como uma mídia de massa (fato óbvio devido o seu alcance), a Nielsen estudou o comportamento do consumo de cada plataforma com base em um nicho especifico (um público-alvo avançado), como proprietários de cães. Nessa amostra, o alcance do rádio vai para 93%, enquanto a TV registra um valor de 91% (plataformas de maior alcance entre a população geral).


O recorte é importante para exemplificar como combinar as plataformas numa campanha específica, neste caso direcionada à proprietários de cães. Lembrando que cada mídia possui hábitos bem específicos em seus consumos. A partir do recorte, o estudo da Nielsen considera as seguintes perguntas:

- O que acontece quando a mídia é misturada?
- A TV alcança os mesmos consumidores que o rádio?
- Qual é a sobreposição? Que alcance único o rádio traz? E quanto ao rádio com celular?
- Qual valor incremental o rádio nacional traz para outras combinações de mídia?

Segundo o relatório da Nielsen, os profissionais de marketing podem ver que o rádio fornece um potencial de alcance incremental para quase todos os meios, porque muitos americanos sintonizam das estações semanalmente. 

O levantamento aponta que a publicidade no rádio pode ajudar a preencher as lacunas de uma campanha e atingir consumidores que não foram impactados por outra plataforma. Por exemplo, telespectadores leves (aqueles que passam apenas uma pequena quantidade de tempo assistindo TV a cada semana) podem ser acessados de forma muito eficaz por rádio, ampliando assim o impacto da campanha.

Líder em alcance nos Estados Unidos, o meio rádio conta com 92% da população norte-americana ouvindo semanalmente as estações FM e AM. A Nielsen ainda destaca que o consumo médio de mídia entre os norte-americanos é de 11 horas diárias.

Postado por ADM

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta