» » Criatividade e simplicidade: segredos para uma promoção de sucesso no rádio



Criar promoções diferentes, exclusivas e que façam sentido para os ouvintes. Esse é o caminho para ter sucesso e promover ações que somem em audiência e fortaleçam a marca da emissora. No EaD “Como realizar promoções de sucesso no rádio?”, promovido nesta quarta-feira (21/11) pela Aerp em parceria com a Abert, Aline Pires e Rudy Assis explicaram o que é preciso para que a promoção se torne uma importante aliada do rádio.
“A promoção tem que fazer sentido para o ouvinte. Ela tem que ter uma linha homogênea para ser atrativa. O prêmio será interessante se houver uma demanda de consumo naquele momento. O ouvinte tem que perceber que irá participar de algo que foi pensado para ele”, resumiu Aline Pires.
Para Rudy Assis, a criatividade e a simplicidade também contam. “O rádio trabalha com o sonho das pessoas. Criar algo diferente e criativo é importante. Quanto mais simples, melhor. O ouvinte quer algo palpável”, aconselhou.
Os convidados alertaram para os cuidados que devem ser tomados em todas as etapas, desde a criação do regulamento e registro da promoção até a entrega do prêmio. Aline Pires, especialista na área, falou das exigências estabelecidas pela legislação que rege as promoções.
“Nós temos que separar o que é ação promocional do que é promoção comercial, que envolve o regulamento. A rádio por si só é promocional, entrega brindes ao ouvinte, o que é considerado participação. A participação independe do prêmio. O que caracteriza a promoção e determina a adoção de regulamentos são os fatores: sorte, propaganda e promoção comercial”, exemplificou.
Cuidar do regulamento é fundamental para evitar problemas futuros para a rádio. “O regulamento é a bíblia da promoção. Ele vai compor o plano de operações que é necessário para solicitar a autorização à Caixa Econômica”, lembrou Aline.
“É um documento importante tanto para a proteção do ouvinte quanto da rádio. É importante que ele considere todas as hipóteses, amarre todas as pontas, para depois termos uma regra a seguir”, complementou Aline.
“Em uma eventual reclamação você tem o regulamento como seu escudo”, destacou Rudy.
Outras dicas também foram apontadas pelos convidados, que levantaram alguns questionamentos importantes a serem considerados na criação de uma promoção.
“O primeiro ponto é pensar se isso vai agregar na audiência da rádio. É legal para a imagem da emissora? O ouvinte vai enxergar que a rádio quer o seu bem? Temos que pensar nessa estratégia na hora de criar. Verificar o público que se quer atingir, ver sua necessidade e se isso vai agregar”, questionou Rudy.
O EaD sobre promoção no rádio encerra o cronograma de cursos promovidos em 2018 pela Aerp em parceria com a Abert. Ao longo do ano foram realizados sete cursos sobre temas que fazem parte do universo dos radiodifusores, com a participação de emissoras de todo o Brasil.
Os cursos já promovidos podem ser revistos no canal da Aerp no Youtube: https://www.youtube.com/c/associacaodasemissorasderadiodifusaodoparana
FONTE: AERP

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta