» » Saiba como escrever corretamente os textos para locução de rádio



Use linguagem simples

Conforme mencionamos acima, no rádio, diferentemente da TV, não podemos contar com as imagens para transmitir a mensagem desejada. Por isso, ao redigir um texto para locução, dê preferência às palavras mais simples e de amplo conhecimento do público.
Também leve em consideração a facilidade de pronúncia das palavras escolhidas, ajudando, assim, o trabalho do locutor: evite estrangeirismos, neologismos e o uso de termos muito técnicos.

Seja objetivo

O comportamento do ouvinte de rádio pode ser bem dinâmico: a troca de estação está ao alcance de suas mãos e basta um toque para que a sua mensagem seja interrompida na metade. Por isso, procure ser objetivo na redação, priorizando as informações mais importantes.
Tenha em mente que você deve passar logo o seu recado, antes de perder o seu público para a próxima estação. Para isso, use frases curtas: uma frase por ideia tende a ser suficiente.

Observe o tempo da locução

Quando se trata de rádio, tempo não é só dinheiro. Ele também pode custar a compreensão da sua mensagem. Assim, ao escrever para locução, nunca perca de vista o tempo reservado para aquele texto e saiba: em média, um narrador lê 100 palavras em um minuto.
Pensando nisso, durante a redação, leia o texto em voz alta, meça o tempo e faça quantos ajustes forem necessários até que chegue ao tamanho ideal.
Por fim, é importante destacar que, para garantir o sucesso do seu texto, além de seguir as dicas acima é preciso que fique bem claro o seu objetivo. Você deseja emocionar? Parecer técnico? Ou entusiasmar o ouvinte? Defina a reação que você espera obter com o seu texto. Dessa forma, o locutor poderá usar o tom de voz mais adequado à narração e conseguirá transmitir a mensagem desejada com perfeição.
Como você pode ver, escrever para o rádio tem as suas particularidades, mas não é tão complicado quanto pode parecer. Neste post, apresentamos algumas dicas simples usadas pelos profissionais da área e que são extremamente eficazes no processo de criação. Basta ficar atento a elas e você estará pronto para começar a escrever corretamente os textos para locução.
FONTE: BRUNO FARIA - TELETRONIX

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta