» » Como fazer uma entrevista jornalística? Esteja seguro com essas 4 dicas


Rádio no ar, público crescendo e chegou a hora de produzir um conteúdo especial, com direito à entrevistados e tudo mais. Mas, você sabe como fazer uma entrevista jornalística? Embora essa não seja uma tarefa simples, com algumas dicas é possível otimizar suas produções e preparar um material ainda mais completo para os seus ouvintes.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira as quatro dicas que separamos para você e esteja seguro para realizar as suas próximas entrevistas jornalísticas.

1. Planeje a entrevista

O primeiro passo para uma entrevista de sucesso é o planejamento, que deve começar bem antes das perguntas de fato serem feitas. Escolha um tema relevante e inovador para o seu público, identificando o melhor enfoque para abordá-lo e as pessoas ideais a serem entrevistadas.
É possível realizar entrevistas realmente incríveis de forma bem simples, desde que o planejamento seja feito da forma correta, considerando cada etapa do seu projeto e a melhor forma de concretizá-lo em um conteúdo de qualidade para os seus ouvintes.

2. Pesquise

Após planejar a sua entrevista e definir os potenciais entrevistados, é hora de pesquisar. Procure mais informações sobre os assuntos e pessoas escolhidas para a reportagem, sempre buscando se aprofundar e encontrar novidades sobre a temática.
Um bom jornalista precisa estar sempre preparado para as suas entrevistas, e a melhor forma de fazer isso é por meio de pesquisas. Com informações relevantes em mãos, é possível definir as melhores perguntas a serem feitas e evitar constrangimento ou episódios de ignorância diante do entrevistado.

3. Escolha o melhor lugar

É possível fazer uma entrevista jornalística em qualquer lugar, seja por telefone, e-mail, skype, redes sociais ou até mesmo pessoalmente. Em cada situação, você precisa definir qual é o lugar ou plataforma mais indicados para o sucesso do seu projeto.
Em caso de abordagem direta na rua, você precisa escolher um lugar onde os transeuntes estejam interessados ou tenham um mínimo de conhecimento sobre o assunto em questão. Por isso, esteja sempre atento na hora de definir os melhores ambientes para a sua entrevista.

4. Defina as perguntas

Após planejar, pesquisar e identificar potenciais entrevistados, chegou a hora de elaborar o seu roteiro de perguntas. As perguntas são essenciais para a sua entrevista, podendo definir o sucesso ou fracasso dela. Por isso, redobre o cuidado e a atenção nessa parte!
Faça perguntas bem elaboradas, dividindo-as por ordem de temas e importância. E fique sempre atento e aberto a mudanças. Às vezes a pergunta dada pelo entrevistado pode dar abertura para uma nova questão ainda mais interessante do que as planejadas.
Esteja atento ao formato das questões formuladas, pois elas podem conduzir a sua entrevista de uma forma positiva ou negativa. As perguntas abertas dão ao entrevistado uma possibilidade de resposta mais completa e embasada, enquanto as perguntas fechadas limitam-se às respostas “sim” ou “não”.
Como você pode perceber, fazer uma entrevista jornalística pode se transformar em uma atividade mais simples do que se imagina. Basta que você se organize, planeje as suas ações e trabalhe duro nas suas reportagens.
FONTE: BRUNO FARIA - TELETRONIX

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta