» » Primeira emissora de rádio do Brasil foi fundada há 95 anos

O dia 20 de abril sempre será uma data marcante para o Rádio no Brasil. Há exatos 95 anos, em 20 de abril de 1923, os pesquisadores Edgard Roquette-PintoHenrique Morize e outros membros da Academia Brasileira de Ciências fundaram a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, a primeira emissora de rádio oficial do país.

Roquette-Pinto junto à casa que abrigou o primeiro transmissor de rádio no Brasil

A Rádio Sociedade foi o resultado direto da pesquisa científica, tendo Roquette-Pinto a frente, visando a implementação do Rádio em solo brasileiro, por enxergar nele uma ferramenta capaz de difundir em massa conteúdos culturais e educativos para toda a nossa população. Esse papel foi cumprido pela programação da emissora durante os seus 13 anos de existência, guardadas as limitações técnicas da época e as severas restrições financeiras da iniciativa, bancada de forma voluntária pelo grupo capitaneado por Roquette-Pinto e Morize, formado por cientistas e intelectuais.
Em 1936, a nova lei de comunicações do governo de Getúlio Vargas exigiu que todas as estações aumentassem a potência de seus transmissores. Roquette-Pinto, que dirigia a descapitalizada Rádio Sociedade, descartou a possibilidade de buscar capital na praça e tornar-se um empresário do ramo das comunicações, preferindo doá-la ao então Ministério da Educação e Cultura, na época chefiado por Gustavo Capanema. Na doação, porém, Roquette impôs as condições de que a emissora transmitisse apenas uma programação educativo-cultural e não fizesse proselitismo de qualquer espécie – duas marcas que prevalecem até hoje. Em 07 de setembro daquele ano, surgia assim a Rádio MEC, hoje Rádio MEC AM, que irradia Música, Educação e Cultura de qualidade aos quatro cantos do Rio de Janeiro e do Brasil.
FONTE: EBC

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta