» » Mineiro Joca Neto apresenta programa sobre música brasileira em estação de rádio sueca


Os acordes de Chico Science & Nação Zumbi indicam o que está por vir. A música Baião ambiental, do grupo pernambucano, dá início a Made in Brazil, programa que vai ao ar pela emissora MRS (FM 90,5), há 21 anos, em Estocolmo, na Suécia. Apresentado pelo radialista mineiro Joaquim José dos Santos Neto, Joca Neto, o programa prestigia a música popular brasileira, em especial a produzida em Minas. “Iniciei-me nessa rádio em 1997 e, desde então, tocamos o melhor da música brasileira”, diz.

O programa já teve um quadro dedicado a entrevista de artistas brasileiros. No entanto, Joca resolveu dedicar a maior parte da programação à música. Em 10 de julho, o programa chega à maioridade. “É um dos mais longevos em toda a Europa. Já em 1998, fomos um dos primeiros programas de rádio na internet.”

O repertório é composto de clássicos do cancioneiro brasileiro – Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Chico Buarque e Caetano Veloso –, mas também revelações da MPB, sobretudo mineiros –  Aline Calixto, Carla Gomes, Selma Carvalho, Thiago Delegado, Itamar Brant e outros. “Também abro espaço para a música instrumental. Só não toco batidão e esse novo sertanejo”, informa.

O radialista faz um mosaico sonoro na apresentação do programa, usando termos em inglês, português e sueco. A comunidade brasileira conta com 7 mil pessoas no país escandinavo. Por considerar ser um número relativamente pequeno, Joca optou por fazer programa para os brasileiros e também para os suecos. “É uma das emissoras com maior audiência em Estocolmo, cerca de 100 mil ouvintes. É muito, tendo em vista que a população do país é de 9,9 milhões de habitantes. Temos uma audiência boa tanto na Suécia como em outros países”, afirma ele, que, às vezes, faz intervenções sobre as músicas. “Começo a falar e não paro por nada, nem para assoviar.”

Neste mês, Joca Neto está em Belo Horizonte, mas mantém o programa no ar. Ele grava em estúdio no Barro Preto e envia os programas para a emissora. O radialista lembra que, desde a Copa de 1958, realizada na Suécia, em que o Brasil foi campeão, os nórdicos olham com atenção para a cultura brasileira e gostam muito da música produzida nos trópicos. Sua carreira já deu muitas voltas. Foi como jogador de basquete que chegou à Suécia, atuando em equipes profissionais por lá. Na música, trabalhou com a banda carioca Blitz, produziu show de Elza Soares e começou em rádio na Inconfidência (FM 100.9) a convite do diretor da emissora Geraldo Ferreira, o Geraldão. “Muita gente começou naquela época a convite dele.” Joca Neto se mudou para Estocolmo já com planos de fazer um programa de rádio. Começou em uma emissora latino-americana e depois se transferiu para a MRS.


FONTE: UAI.COM.BR

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta