» » Entidades de radiodifusão de SC, RS e PR lançaram o GSul em Brasília nesta quarta-feira


Acaert (Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão), Aerp (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná) e Agert (Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão) e os três Sindicatos das Empresas de Rádio e Televisão da Região lançaram o Gsul, nesta quarta-feira (18), às 8h, no restaurante Senac, do Anexo IV da Câmara dos Deputados, em Brasília. O GSul se propõe em participar e apoiar todas as iniciativas que promovam a valorização do potencial social, político e econômico do Sul, além de temas que possibilitem um maior equilíbrio na distribuição dos recursos federais, como a rediscussão do Pacto Federativo. No lançamento, as entidades reuniram as bancadas dos três Estados.
“Não se deve confundir a iniciativa com uma proposta bairrista ou separatista, pois não é essa a intenção. O GSul é um movimento que se propõe, por meio dos meios de comunicação, a provocar a união dos setores público e privado, parlamentares, entidades, instituições, empresas e as áreas social, no sentido de trabalhar as pautas comuns da região Sul”, disse Marcello Corrêa Petrelli, presidente da Acaert. “E os veículos de comunicação têm papel fundamental na formação da opinião sobre as demandas que são inerentes aos três Estados”.
Esta região é responsável por quase 17% do PIB brasileiro, que apresenta as menores taxas de desemprego, as maiores expectativas de vida (com Santa Catarina na liderança), além de os três Estados figurarem entres os cinco entes federativos com melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Apesar da potência econômica e social, a representação política não corresponde à importância da região Sul, que conta com apenas 77 deputados federais, o que representa 15% da Câmara.
As seis entidades entendem que é preciso ampliar a participação da região Sul no contexto nacional. Neste sentido, o GSul tem objetivos claros baseados na força de 921 emissoras de rádio e televisão – Santa Catarina, 278; Rio Grande do Sul, 333; e Paraná, 310.
FONTE: ND ONLINE

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta