» » Emissoras de Rádio começam a transmitir A Voz do Brasil em horários alternativos


Desde a quinta-feira (5), as emissoras comerciais já podem transmitir o programa A Voz do Brasil, sem cortes, entre 19h e 22h, no horário que for melhor para cada rádio. A Lei nº 13.644 que autoriza a flexibilização definitiva do noticiário foi publicada no Diário Oficial da União, um dia após a sanção presidencial.

A solenidade de sanção no Palácio do Planalto, em Brasília, reuniu, na quarta-feira (4), dezenas de empresários de rádio e profissionais da comunicação de todo o país.
Em discurso, o presidente Michel Temer afirmou que a sanção da Voz do Brasil insere o rádio no século 21. “Com essa lei estamos prestigiando a imprensa brasileira. Estamos garantindo a liberdade e a democracia. A partir de agora, as rádios poderão prosperar ainda mais, levando informação neste novo horário”, disse Temer.
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Gilberto Kassab destacou que a flexibilização da Voz do Brasil é um benefício para toda a população. “O Brasil cresceu muito, temos vários países dentro de um só Brasil, e não fazia sentido ter algo tão engessado. Os ouvintes de rádio, principalmente os mais humildes, que têm no rádio uma das únicas formas de entretenimento, poderão ouvir sua programação favorita”, disse.
O presidente da ABERT Paulo Tonet Camargo ressaltou que a flexibilização da Voz do Brasil é um momento histórico para o rádio brasileiro e uma conquista para os ouvintes e emissoras de todo o país.
“A ABERT lutava por esta mudança desde a sua fundação, em 1962. Após 83 anos, entre as 19 e as 20 horas, as rádios poderão oferecer entretenimento, notícias e serviços mais dinâmicos e interessantes, num horário em que o cidadão quer ter acesso a informações de utilidade, como por exemplo, saber como está o trânsito em sua cidade”, disse Tonet.
Ele acrescentou ainda que o “rádio foi, é e continuará sendo o veículo de comunicação social de maior capilaridade e abrangência, chegando aos mais longínquos rincões do Brasil”.
O presidente da ABERT lembrou também que a radiodifusão emprega milhares de pessoas, e que o setor, como muitos outros, não foi poupado pela crise estrutural das comunicações no mundo. Para Tonet, a mudança na lei é uma conquista também para os anunciantes.
“Empresas estrangeiras sem qualquer regulação ou responsabilidade pelo conteúdo muitas vezes falso que espalham, se transformaram em concorrência desleal, pois abocanham verbas de publicidade que são o ar que respiramos, sem nenhum jornalista ou radialista empregar. Além disso, a queda de audiência registrada entre 19 e 20 horas leva à queda de receita da rádio, imprescindível para um meio que vive de publicidade e da confiança dos ouvintes” disse.
De acordo com a nova lei, as emissoras que optarem por flexibilizar o programa ficam obrigadas a veicular, diariamente, às 19h, inserção informativa sobre o horário de transmissão da Voz do Brasil.
FONTE: ABERT

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta