» » Dia do Radialista voltará ser comemorado oficialmente em 21 de setembro


A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (3) o relatório da senadora Ana Amélia (PP-RS) que altera de 7 de novembro para 21 de setembro o Dia do Radialista (PLC 118/2017). A proposta segue para o Plenário do Senado.

A data ja era comemorada oficialmente até o ano de 2006, mas a Lei Nº 11.327, de 24 de julho de 2006, sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, alterou a data de comemoração oficial da categoria, passando para 7 de novembro. 

Como explicou a senadora durante a votação, a mudança atende a um pleito dos próprios radialistas, que preferem celebrar a data no dia 21 de setembro. Isso porque foi neste dia, em 1943, que o então presidente Getúlio Vargas editou um decreto estabelecendo pela primeira vez um piso salarial para a categoria, além de regulamentar a atividade.

- É uma data que os radialistas preferem, sem dúvida nenhuma. Isso é algo consagrado. Remete a eles à luta pelo reconhecimento e consolidação dos seus direitos - explicou a senadora.

A aprovação da nova data para lembrar o Dia do Radialista também foi celebrada pela presidente da CE, senadora Lúcia Vânia (PSB-GO), formada em Comunicação Social.

- É algo justo. São os radialistas que atingem os mais longínquos rincões deste país, que falam a linguagem do povo, transmitindo-lhes informação e cultura - afirmou.

FONTE: Agência Senado

Postado por César Oliveira

O portal da galera do rádio
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga
Comentários

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta